A chuva que cai sem parar há dois dias seguidos causou danos e acidentes neste fim de semana nas cidades da região Norte de Santa Catarina. No Litoral, houve ressaca do mar em São Francisco do Sul e Barra do Sul.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br

Em São Francisco do Sul, a ressaca atingiu as regiões da Enseada, Ubatuba e Prainha. Segundo a Defesa Civil, a água do mar danificou algumas estruturas à beira da praia e as calçadas na orla. Os dutos da Transpetro também ficaram expostos na praia e a empresa já foi informada para que sejam tomadas medidas de segurança. A recomendação é de que a população evite transitar na área.

Cobertura desaba em Centro Social Urbano da zona Sul de Joinville

Uma equipe da Prefeitura esteve durante a manhã de sábado no calçadão da Prainha para avaliar as consequências da ação da maré. De acordo com o município, os técnicos concluíram que deverá ser feito um projeto adequado para restabelecer o local, considerando a estrutura da Transpetro.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Defesa Civil, a ressaca também aumentou os problemas de erosão da costeira em Balneário Barra do Sul. No entanto, não houve problema de danos causados às estruturas, como calçadas.

Outro problema registrado pela Defesa Civil durante o fim de semana foi um acidente envolvendo uma caminhonete no último sábado no interior de Garuva. Um motorista foi atravessar um rio e tombou o veículo durante a passagem. O condutor não se feriu.

A Defesa Civil ainda não tem um quantitativo de quantos milímetros de chuva foram registrados nos últimos dois dias. Qualquer problema observado pela população deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, pelo telefone 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Recomendações da Defesa Civil:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo:

Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.

Continua depois da publicidade

Alagamentos/inundações:

Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra:

Deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas as suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Mar agitado:

Risco a navegação e atividades de pesca.

Ressaca e Alagamentos Costeiros:

Proteger embarcações e apetrechos de pesca. Atenção para edificações, infraestruturas, vias e áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.