A cobertura do salão de festas do Centro Social Urbano, no bairro Itaum, desabou na madrugada do último sábado, na zona Sul de Joinville. A Defesa Civil ainda vai avaliar se a queda foi causada pelo vento ou por problemas estruturais. Por causa do desabamento, o salão está interditado pela Defesa Civil. Ninguém ficou ferido porque não havia pessoas no espaço no momento do acidente, que ocorreu por volta das 2 horas.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br

O prédio é do Governo do Estado, mas foi cedido para a comunidade, que é responsável pela administração. Com isso, o Estado não realiza mais repasse de recursos anual e a manutenção fica por conta da diretoria do Centro Social Urbano. Segundo o diretor-presidente da instituição, Paulo Henrique Bez Batti, o repasse deveria ser feito por convênio, mas não é realizado há cerca de dois anos e meio.

— Estamos por conta própria, conseguindo pagar os funcionários e mantendo o centro social aberto. Não queria precisar pedir apoio do Estado porque estão em crise, mas vamos precisar porque o valor para arrumar é muito alto — explica.

Segundo ele, a diretoria vai encaminhar ofício ao Estado para pedir ajuda na reforma da estrutura que desabou. Paulo ainda não sabe se apenas o salão de festas foi comprometido ou se outras estruturas também serão interditadas, como uma creche que funciona ao lado. Ele vai aguardar uma resposta da Defesa Civil

Continua depois da publicidade

Dentro do salão de festas há salas que são usadas para atividades diárias da comunidade. Entre elas, estão cursos profissionalizantes, aulas de zumba, curso de balé infantil e encontro o grupo de idosos. Todos eles ficarão parados até a estrutura ser consertada ou um novo lugar for encontrado para as atividades.

O Centro Social Urbano funciona de segunda a segunda, com atendimento da secretaria até a sexta-feira. Nos finais de semana, os espaços são alugados para escolinhas de futebol e outras atividades. Atualmente, cerca de 15 mil pessoas são atendidas por semana na unidade.