Quinta-feira à tarde, Talma Bauer, chefe de gabinete de Marco Feliciano (PSC-SP) na Câmara dos Deputados, em Brasília, disse que o pastor está tranquilo em relação à divulgação do vídeo polêmico gravado em Camboriú, no Encontro dos Gideões. Segundo ele, pedir ofertas faz parte do trabalho do pastor:

Continua depois da publicidade

– Não se trata de nenhum demérito. É o intuito do trabalho dele.

Bauer afirma que o dinheiro arrecadado durante o encontro de Gideões é totalmente direcionado à manutenção de 1.253 famílias pelo mundo. Em relação à polêmica afirmação de que é preciso informar a senha do cartão para validar a oferta, ele diz que tudo não passou de uma brincadeira:

– Não ofendeu ninguém, é um ambiente descontraído. A própria Bíblia diz que a oferta tem que vir com alegria.

O deputado foi eleito para a Comissão dos Direitos Humanos da Câmara na quinta-feira, depois de muita polêmica. Ele é acusado também de de declarações racistas e homofóbicas e a nomeação dele para o cargo gerou protestos de diversos setores.

Continua depois da publicidade

Em Camboriú, ninguém responsável pelo encontro evangélico na cidade foi encontrado pela reportagem para comentar as imagens polêmicas.

Grande evento

O Encontro dos Gideões Missionários da Última Hora, promovido pela Assembleia de Deus, é o maior evento religioso da região. Somente na última edição, no ano passado, mais de 150 mil pessoas vindas de todo o Brasil participaram dos cultos e pregações, que reúnem alguns dos mais conhecidos pastores evangélicos do Brasil e do mundo.

Durante o evento, a cidade se transforma. Moradores deixam suas casas e as alugam para os visitantes, e até mesmo lojas tradicionais são esvaziadas para darem lugar, temporariamente, ao comércio evangélico. No ginásio Irineu Bornhausen, principal sede do encontro, o público lota as cadeiras durante toda a noite.

Falta espaço, e telões são instalados do lado de fora para o público acompanhar as pregações. O pastor Marco Feliciano já participou de 15 edições do Encontro de Gideões, segundo sua assessoria de imprensa, e é uma das presenças mais esperadas pelo público.

Continua depois da publicidade

Embora a lista de pregadores deste ano ainda não tenha sido divulgada, a expectativa é que ele volte em 2013. A 31ª edição do encontro vai ocorrer de 20 de abril a 1º de maio (Colaborou Julimar Pivatto).