Itajaí se tornou oficialmente a Capital Mundial da Vela às 20h05min desta sexta-feira, quando os portões da Vila da Regata da Volvo Ocean Race foram abertos. A expectativa do Comitê Organizador é de que 350 mil pessoas circulem pelo local nos 17 dias de evento.
Continua depois da publicidade
– Hoje começamos a viver o sonho que nasceu há dois anos (quando Itajaí foi confirmada como sede pela segunda vez). Entregar a vila para a comunidade é muito especial – relata o presidente do Comitê Organizador da Volvo em Itajaí, Alexandre dos Santos.
::: Veleiros devem cruzar linha de chegada em Itajaí neste domingo
::: Site mostra localização das equipes da Volvo em tempo real
Simpático, o CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad, cumprimentou o público em português.
Continua depois da publicidade
– Boa noite, Itajaí! – disse, encantando os itajaienses e visitantes presentes.
Velejador do barco Brasil 1 na Regata de Volta ao Mundo de 2005-2006 – único veleiro brasileiro a participar da disputa -, Frostad disse que estava ansioso para voltar à cidade. Especialmente após a recepção calorosa de 2012, quando o município sediou uma das etapas da competição pela primeira vez.
::: Leia todas as notícias sobre a Volvo Ocean Race
::: Acesse a página especial da regata em O Sol Diário
– É fantástico estar aqui de novo. A última parada em Itajaí foi muito importante para a Volvo. Não sabemos como estarão os ventos, mas os barcos devem chegar na tarde de domingo, venham todos assistir – convidou.
O prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, fez questão de enfatizar que a Volvo Ocean Race vai muito além do esporte náutico.
– É um evento internacional que envolve sustentabilidade, a parte econômica e social, a cultura, além de atingir todas as camadas da sociedade, que pode viajar o mundo todo em um lugar só – observou.
Continua depois da publicidade
Jandir espera que mais uma vez o município possa mostrar o seu potencial econômico e turístico, e que os estrangeiros se encantem com a hospitalidade e natureza local.
– Esse evento pretende consolidar Itajaí como polo náutico do Brasil – disse.
A Regata de Volta ao Mundo é o evento esportivo internacional mais longo sediado no país em 2015. A competição, considerada a Fórmula 1 dos mares, conta com a cobertura de mais de 70 equipes de televisão pelo mundo, o equivalente a 3 bilhões de espectadores. Mais de 3 milhões de pessoas devem visitar as 10 paradas do evento.