O 10º Batalhão de Polícia Militar em Blumenau oficializou ontem a passagem de comando com uma solenidade militar. O tenente-coronel Cláudio Roberto Koglin, no comando desde maio de 2011, passou o cargo ao tenente-coronel Carlos Alberto Fritz Bueno, que era subcomandante do batalhão. Na cerimônia estiveram presentes o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Valdemir Cabral, o comandante da 7ª Região de Polícia Militar, o coronel Ilon Joni de Souza e demais autoridades locais.

Continua depois da publicidade

O novo comandante do batalhão começou os trabalhos na cidade em 1990, atuando também em Pomerode e Florianópolis. Segundo ele, o objetivo da corporação nas dez cidades que o batalhão atende é aumentar o policiamento nas ruas em áreas onde houve maior aumento do crime. Para o comandante-geral da PM, coronel Valdemir Cabral, a criminalidade não pode ser mais ostensiva do que a Polícia Militar:

– Cada policial terá de trabalhar dois dias com quatro horas no policiamento ostensivo. E isso tem dado certo e vamos continuar assim. Creio que temos uma defasagem muito grande de mais de 20 anos do nosso efetivo. Com certeza, daqui a três ou quatro anos, nós teremos um contingente razoável para darmos mais tranquilidade à população.

Em relação à estrutura do batalhão, o comandante-geral afirmou que aguarda o aval do governo do Estado, do município e de empresários para iniciar as reformas no antigo prédio da empresa Lancaster. Segundo ele, as obras devem demorar cerca de um ano assim que a ordem de serviço for assinada.

Continua depois da publicidade