Alunos de todas as idades da Escola de Educação Básica Júlia Lopes de Almeida, no bairro Ponta Aguda em Blumenau, participaram de uma simulação de vendaval na manhã desta sexta-feira. O treinamento, promovido pelo programa Viver Bem na Escola da Unimed, foi feito em parceria com a Defesa Civil do município. Durante a atividade áreas da escola foram interditadas e quedas de árvores foram criadas para ensinar como alunos e professores devem reagir em situações como essa.

Continua depois da publicidade

Segundo a assessoria de imprensa da Unimed, esta é a segunda escola a receber o treinamento, que já vai para o segundo ano. Em 2014 o foco eram situações que envolvem fogo e este ano o cronograma de atividades visa os destelhamentos. De acordo com Adriano da Cunha, diretor da Defesa Civil, a escola foi escolhida para o simulado por fazer parte do programa de agentes mirins da Defesa Civil, e estar localizada ao lado de uma encosta _ que oferece mais riscos em caso de vendavais.

– Foi importante para que as crianças treinassem a reação que devem ter. Cronometramos o tempo de todos os procedimentos, desde o acionamento dos bombeiros, feito pelo diretor da escola, até a evacuação dos alunos. Foi uma experiência positiva – avaliou.

Para o diretor da escola, Adijanes Vitor Zimmermann, a ação foi importante para treinar os alunos não só para ocasiões na escola, mas também em casa, onde podem repassar aos pais o que fazer em caso de vendaval:

– Simulamos alunos feridos e até um caso em que a criança se desesperou e foi para o meio do mato, necessitando de um resgate dos bombeiros. Foi um aprendizado para todos.

Continua depois da publicidade

Além dos 220 alunos da escola, cerca de 60 pessoas participaram do simulado, que encerrou oficialmente a Semana da Defesa Civil, que teve como evento principal o simulado de deslizamento realizado na Rua Araranguá no último sábado, dia 4.