A Semana de Prevenção organizada pelo Corpo de Bombeiros terminou sábado com uma ação que mobilizou cerca de 45 famílias, mais de 100 pessoas de vários órgãos e a Defesa Civil da cidade. Os moradores da Rua Araranguá, no bairro Ribeirão Fresco, participaram de um simulado de deslizamento, com orientações sobre como agir em caso de fortes chuvas e tragédias.
Continua depois da publicidade
A ação começou volta das 6h na Igreja Santa Luzia. Os moradores receberam um alerta via SMS pelo sistema do AlertaBlu, informando sobre uma intensa chuva na cidade e pedindo para que as famílias deixassem suas casas e fossem ao abrigo mais próximo. Ao mesmo tempo, a Defesa Civil soou um alerta pelas ruas da comunidade anunciando o início das operações na região.
No local os moradores foram cadastrados e participaram de uma série de palestras sobre prevenção, riscos de deslizamento e a situação das áreas de risco na região. O Corpo de Bombeiros e os agentes da Defesa Civil realizaram inspeções na região em busca dos pontos mais críticos e simularam salvamentos.
Três pessoas atuaram como vítimas de soterramentos – a primeira foi resgatada por um helicóptero e levada até o Hospital Santa Isabel, e a segunda ao Hospital de Campanha montado pelo Samu no pátio da escola Alice Thiele. A última foi uma simulação com óbito, que, de acordo com a Defesa Civil, acontece em 95% dos casos reais de soterramento.
Continua depois da publicidade