Depois de uma novela de anos, enfim, o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) vai começar a realizar cirurgias de alta complexidade no novo centro cirúrgico da unidade, inaugurado em maio. Os procedimentos começam a ser feitos na próxima segunda-feira, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Sete cirurgias serão realizadas em pacientes com câncer, sendo quatro pela manhã, a partir das 7h, e outras três no período da tarde. A nova unidade abriga quatro salas de cirurgia, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cinco leitos de recuperação pós-anestésica, 18 leitos de internação pós-operatória, além de uma Central de Materiais Esterilizados (CME).

— O início das atividades do centro cirúrgico e da UTI é um avanço. A partir de agora nossos pacientes com diagnóstico de câncer não terão que procurar outros hospitais da rede, tudo será feito no próprio Cepon, com especialistas na área oncológica, permitindo mais comodidade e melhor atendimento — explica Maria Tereza Schoeller, diretora do Cepon.

Até o fim do ano, o Cepon espera realizar mais 200 cirurgias por mês no novo centro, mais que o dobro da capacidade atual, com 150 procedimentos ao mês – de média e baixa complexidade.

Continua depois da publicidade

Além de reduzir o tempo de espera para a realização das cirurgias oncológicas, o novo centro cirúrgico do Cepon também contribuirá para melhorar o serviço prestado em outras unidades, como o Hospital Celso Ramos, o Regional de São José, o Hospital Universitário e a Maternidade Carmela Dutra.

Detalhes da nova estrutura

– Serão quatro salas de cirurgia, mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cinco leitos de recuperação pós-anestésica, 18 leitos de internação pós-operatória e uma Central de Materiais Esterilizados (CME)

– O investimento estadual foi de R$ 14,2 milhões

– O quadro de funcionários saltará dos atuais 580 para 684. A área construída também vai aumentar em 1,5 mil metros quadrados

Continua depois da publicidade

– A primeira cirurgia será no dia 18 de junho. Serão 120 procedimentos por mês no começo dos trabalhos, mas esse número vai aumentar para 200 gradativamente.