O Centro de Operações do Sistema de Alerta da Bacia do Rio Itajaí (Ceops) prevê que o nível do rio Itajaí-Açu comece a baixar a partir do meio-dia deste domingo. De acordo com o engenheiro hidrólogo do Ceops Ademar Cordero, o pico será registrado às 5 horas da madrugada, quando ele atingirá a marca de 8,5 metros. Segundo ele, o nível vai se estabilizar e começar a descer porque a previsão do tempo aponta que não vai chover mais na região neste domingo.

Continua depois da publicidade

A previsão do engenheiro tem por base a quantidade de chuva que caiu em Blumenau e na região que forma a bacia do Itajaí-Açu durante todo o sábado. Só em Blumenau, durante a tarde deste sábado, o acumulado foi 11,4 milímetros.

Em todo o Vale choveu durante o dia com variações entre pancadas mais fortes e garoa. A tendência é que o tempo melhore a partir da noite deste domingo.

O secretário de Defesa do Cidadão de Blumenau, Telmo Duarte acredita que Blumenau viverá uma enchente de pequeno porte, atingido cerca de 10 ruas. A tendência, segundo Duarte, é de que o rio suba menos e de forma mais lenta ou estabilize ainda neste domingo.

Até as 19h deste sábado a Defesa Civil atendeu 24 ocorrências na cidade. Do total, nove era de deslizamentos, mas nenhum com gravidade. Ninguém ficou ferido ou precisou sair de casa. Estão sendo ativados na noite deste sábado dois abrigos: na Paróquia São Francisco de Assis, na Fortaleza, e na Igreja Evangélica Livre de Blumenau, na Itoupava Norte.

Continua depois da publicidade

Veja também

>>>Taió mantém previsão de nove metros para cheia do rio

>>> Rio do Sul aumenta previsão de elevação do nível do rio Itajaí-Açu para dez metros

>>> Rodovias estaduais estão bloqueadas em quatro pontos em Rio do Sul e Taió

>>>Escola em Rodeio é destelhada enquanto alunos estudavam informática