Após anunciar que a ampliação do Cemitério de Itapema ficaria pronta no dia 12 deste mês, a prefeitura sinalizou ontem um novo prazo para a conclusão da obra. De acordo com a Secretaria de Obras e Transportes, as chuvas dos últimos dias atrapalharam a execução dos trabalhos e com a retomada do processo, o local deve ser concluído em aproximadamente 40 dias.

Continua depois da publicidade

Serão construídas cerca de mil novas sepulturas. O espaço está localizado no Bairro Alto São Bento e em abril a administração do cemitério constatou que o mesmo estava superlotado e que restariam apenas 15 jazigos disponíveis para sepultamentos. No total, há cerca de 5 mil sepulturas. Na época, a superlotação chamou a atenção da Câmara de Vereadores e da prefeitura.

Um terreno de 11 mil m², que fica nos fundos do cemitério, foi desapropriado para que fosse possível fazer a ampliação. A área corresponde a mais da metade da atual, que tem 16 mil m². Para o coordenador do Cemitério Municipal, Marcio José dos Santos, a necessidade de ampliação do cemitério era um problema antigo da cidade.

Segundo ele, a superlotação do espaço é reflexo do crescimento populacional de Itapema.

Continua depois da publicidade

Um levantamento realizado pela Secretaria de Obras apontou que aproximadamente 100 sepulturas estão abandonadas, sem manutenção e, em alguns casos, o problema se arrasta há 15 anos.

– A ampliação do Cemitério Municipal era uma necessidade antiga em nosso município. Além da ampliação vamos providenciar o recadastramento e a adequação do cemitério como um todo – afirma o secretário Carlos Eduardo Vieira.