Minutos antes do apagão que atingiu 13 estados afetar a distribuição de energia elétrica para cerca de 315 mil unidades consumidoras de Santa Catarina, a Celesc registrou recorde da demanda nesta terça-feira. Às 14h, o consumo atingiu o pico de 4.613 MW.

Continua depois da publicidade

No dia 21 de janeiro, às 15h30min, a empresa já tinha registrado o pico histórico, superado às 14h30min do dia seguinte, quando houve a demanda instantânea de 4.596 MW. Em menos de 15 dias, o pico da demanda cresceu 5% no Estado. O colapso na distribuição de energia em 13 estados e o Distrito Federal ocorreu às 14h03min, três minutos após o recorde da demanda.

A marca histórica catarinense não é isolada e foi sentida nos três estados do Sul. Segundo boletim divulgado hoje pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a demanda às 14h de terça chegou a 17.412 MW. O pico anterior havia sido contabilizado no dia 29 de janeiro, com 55 MW a menos.

A ONS atribui a marca histórica à permanência da onda de calor que atinge o Sul e o Sudeste, com a intensificação do uso de aparelhos de ar condicionado e ventiladores durante a tarde, período de maior insolação.

Continua depois da publicidade