Seis dias após a passagem de um ciclone com ventos de até 118 km/h pela Grande Florianópolis, a Celesc concluiu os reparos em sua rede elétrica e todas as unidades que haviam sido atingidas já estão novamente com luz. O trabalho foi concluído às 17h, com trabalhos na comunidade do Matadeiro, no Sul da Ilha. Lá, 11 profissionais trabalharam desde o final desta manhã na rede elétrica local, que atende 94 unidades consumidoras.
Continua depois da publicidade
Mais de mil residências de Florianópolis chegam ao quinto dia sem luz
Ainda nesta sexta-feira, foram reenergizadas 80 unidades no Ribeirão da Ilha e no Rio Tavares, também no Sul da Ilha. Segundo a concessionária, 99,8 % do sistema havia sido recuperado às 18h de quinta-feira, o que significava que ainda faltavam 900 unidades consumidoras (UCs) das 260 mil atingidas, para que o sistema fosse retomado por completo.
O presidente da companhia, Cleverson Siewert, admite que o trabalho levou mais tempo do que o previsto.
Continua depois da publicidade
— Os pontos mais delicados e com maior complexidade de trabalho, que exigiram articulação com Defesa Civil e Bombeiros, demandaram da empresa um tempo maior do que aquele inicialmente previsto — afirmou.
Trabalho na Costa da Lagoa
A Celesc diz ainda que houve situações complexas, como a da Costa da Lagoa. O bairro fica às margens da Lagoa da Conceição, na Capital, em uma área onde os veículos não chegam. Para normalizar o fornecimento de energia às 450 unidades consumidoras da região, dez equipes da Celesc – sendo cinco de poda e roçada e cinco de emergência – foram de barco ao local, transportando postes e equipamentos.
Os profissionais trabalharam por dois dias consecutivos na comunidade, na quarta e quinta-feira, e tiveram que lidar com um terreno acidentado e trilhas estreitas, postes danificados e escombros sob a fiação.
Continua depois da publicidade
190 homens em campo
Ao todo, 190 profissionais da empresa estiveram nas ruas durante os seis dias para normalizar o serviço. Segundo a companhia, no pico do vendaval, ocorreram 2,7 mil ocorrências simultâneas de problema na rede elétrica, quebrando o recorde anterior, que era de 1 mil.
Contagem da recuperação do sistema elétrico
– Em 24 horas, 85% do sistema restabelecido
– Em 48 horas, 95% do sistema restabelecido
– Em 72 horas, 99% do sistema restabelecido
– Em 96 horas, 99,8% do sistema restabelecido
– Em 120 horas, 100% do sistema restabelecido