O superintendente da Casan no Litoral Norte de SC, Carlos Alberto Coutinho, garante que apesar da cor turva a água que está chegando no bairro Perequê, em Porto Belo, é potável.

Continua depois da publicidade

– Ela é tratada, é uma água potável, mas que está com um pouco de cor. A cor é um parâmetro estético, ela é límpida – garante.

::: Moradores de Porto Belo se articulam para ir ao Ministério Público reclamar da qualidade dos serviços da Casan

Conforme Carlos Alberto, o problema é pontual e atinge apenas casas situadas nas chamadas pontas de rede, residências localizadas no fim da área de distribuição.

Continua depois da publicidade

A turbidez (coloração da água) ocorre, segundo o superintendente, por causa da estiagem na região de captação da água, o rio Perequê.

Bombinhas, município vizinho a Porto Belo, também é abastecido pela Casan com a água do rio Perequê e não registrou problemas até o momento, de acordo com Carlos Alberto.

Ao ser perguntado sobre por quê a turbidez está afetando apenas Porto Belo, ele voltou a dizer que trata-se de um “problema pontual”.

Continua depois da publicidade

Conforme o superintendente, a falta de chuva baixou o nível do manancial, o que faz com que a água seja captada com uma coloração mais intensa. Os equipamentos disponíveis na estação de tratamento em Porto Belo, segundo o superintendente, não são capazes de tratar essa cor com tanta precisão. Mas, Carlos Alberto informou que outro equipamento, com capacidade maior para tratar a cor, já foi comprado e deve entrar em operação nos próximos dias.