Após a polêmica envolvendo o primeiro casal homoafetivo a participar de um casamento coletivo em Itajaí, o cabeleireiro Ricardo Henrique Gomes Santos, 23 anos, e o auxiliar de RH Fabricio Alexandre, 31 anos, estão oficialmente casados. Ao lado de outros 72 casais, eles cederam o sobrenome um ao outro e trocaram alianças na tarde deste sábado com direito a benção. A celebração ocorreu na Sociedade Recreativa e Cultural da Vila, bairro Vila Operária.

Continua depois da publicidade

::: Conheça a história do primeiro casal homoafetivo a participar de um casamento coletivo em Itajaí

Diante da recusa de padres e pastores em participar da cerimônia por causa da presença dos homossexuais, a diretora de Políticas Temáticas da Secretária de Desenvolvimento, Cristiane Stuart, surpreendeu aos noivos ao abençoar ela mesma os casais.

– Para não deixar de ter a benção, resolvi montar uma e ler com a ajuda dos pais e padrinhos. Eu leio e eles repetem em pé – revelou pouco antes do início do evento.

Bastante ansiosos, Ricardo e Fabricio se disseram aliviados após a formalização da união.

Continua depois da publicidade

– Estou realizado e muito feliz pelo nosso casamento. É difícil descrever em palavras o que estou sentindo – afirma Fabricio.

A juíza de paz Mariana Perez Ouriques, que celebra pelo segundo ano consecutivo o casamento civil em Itajaí, considera positiva a participação do casal.

– Eu acredito no amor. O casamento civil independe de qualquer religião assim como o amor – disse.

Casal se conheceu em casamento coletivo

A pedagoga Lidia Bianchessi, 51 anos, e o pensionista Dorio Edson da Rocha, 45 anos, escolheram trocar votos no casamento coletivo, porque foi em uma cerimônia como essa que os dois se conheceram há dois anos.

Continua depois da publicidade

– Foi paixão a primeira vista. A nossa história é uma coisa de Deus – disse Lidia, ao contar que os dois passaram a morar juntos no mesmo dia em que trocaram olhares pela primeira vez.

Mãe de três filhos do primeiro casamento e Dorio pai de duas meninas dos dois casamentos anteriores, hoje o casal forma uma nova família.

– Temos uma filhinha de quatro patas: a Cloe, uma yorkshire de quatro anos – relata Dorio.

Lidia conta que o noivo apareceu no momento certo:

– Estava sozinha há quatro anos e recém-formada na faculdade. Ele veio para completar o que eu estava conquistando aos 50 anos.

Continua depois da publicidade

Dório havia ficado viúvo pela segunda vez quando encontrou Lidia.

– Ela é tudo para mim. O que a gente vive é inexplicável.

Agora, com a união oficializada, o casal pretende “continuar viajando e aproveitando a vida”.

– Vamos continuar vivendo intensamente e se divertindo muito juntos – planejam.

Confira galeria de fotos da cerimônia: