A decisão de doar os órgãos da filha Alexandra Gabriel de seis anos, que morreu na última segunda-feira depois de ser atropelada na semana passada em Criciúma, foi tomada na esperança de salvar uma vida. Mas o gesto do casal Adriana e Alexandre Gabriel mudou o destino de quatro pessoas.

Continua depois da publicidade

Mesmo com a dor de perder a menina, o pai Gabriel foi o grande incentivador de fazer a doação. Há três anos ele precisou de um transplante de córneas com urgência e graças a um doador deu tudo certo.

Fígado, rins, córneas e o coração da criança foram recebidos por um paciente de São Paulo, outro do Rio Grade do Sul e dois de Santa Catarina – Blumenau e Florianópolis.

O corpo da menina foi nesta quinta-feira. Alexandra tem mais quatro irmãos e era a segunda mais nova. A família mora no Bairro Renascer, e foi na rua de casa que aconteceu o acidente.

Continua depois da publicidade

A criança iria atravessar a via e foi atingida por uma moto, que fugiu sem prestar socorro. Alexandra foi encaminhada ao Hospital São José, mas depois de sete dias internada não resistiu e teve morte encefálica constatada pelo neuropediatra.

A mãe relata que Alexandra era uma menina ativa e esperta. Ia para a escolinha e já sabia ler e escrever.