Os Correios começam a entregar nesta terça-feira, dia 2, os carnês de 2015 do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Joinville. Impressos em gráfica do Rio de Janeiro, os carnês chegaram à Prefeitura nesta segunda-feira. São 210,6 mil carnês que serão entregues aos proprietários de imóveis durante o mês de dezembro. O valor de IPTU lançado soma R$ 153,5 milhões.
Continua depois da publicidade
Como nos anos anteriores, os contribuintes poderão optar por pagamento à vista com desconto ou parcelado em dez meses. Os interessados em pagar à vista poderão ter desconto de 10% sobre o valor se pagarem até o dia 7 de janeiro. Caso o pagamento seja feito até o dia 13 de fevereiro, o desconto aplicado será de 8%. Quem optar pelo parcelamento, pagará a primeira parcela no dia 7 de janeiro, terminando em outubro.
Os proprietários que tiverem alguma dúvida quanto ao valor lançado poderão pedir revisão no posto de atendimento do IPTU, que é montado todo ano no Centreventos Cau Hansen, ou então em uma das oito Subprefeituras do município. Este ano, o trabalho no Centreventos funcionará a partir do dia 5 de janeiro, das 8 às 18 horas.
– É importante lembrar que esse tipo de atendimento não será possível no prédio central da Prefeitura – enfatiza o diretor executivo da Secretaria da Fazenda, Roberto Winter.
Continua depois da publicidade
O IPTU 2015 de Joinville está sendo corrigido em 6,59%, que é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para os últimos 12 meses. Alguns carnês, porém, podem ser corrigidos para mais ou para menos nos casos em que ocorreu alteração cadastral do imóvel.
– Os casos mais comuns são as mudanças de uso do imóvel, de residencial para comercial, ou de tamanho, quando há ampliação ou demolição – explica Winter.
>> Reajuste no IPTU de Joinville será de 6,59% em 2015
Todas as alterações cadastrais estarão descritas na página 2 do carnê. O diretor da Secretaria da Fazenda informou também que o pagamento poderá ser feito exclusivamente nas agências da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Coopercred ou em qualquer agência lotérica.
Continua depois da publicidade