O atual prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano, Dom João Braz de Aviz, nascido em 1947, na cidade de Mafra, é o único catarinense que pode ser indicado a Papa. O novo Papa deve ser anunciado na Páscoa.
Continua depois da publicidade
Dom João foi o quarto catarinense a receber a honraria de Cardeal. Os outros foram dom Jaime Barros Câmara, já falecido, nascido em São José e arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, em 1953; dom Paulo Evaristo Arns, de Forquilhinha e arcebispo de São Paulo, em 1973; e dom Eusébio Scheidt, de Luzerna, em 2003, como arcebispo carioca.
Os catarinenses Paulo Evaristo Arns e Eusébio Scheidt não participam mais de conclaves por já terem completado 80 anos, idade limite de acordo com o Direito Canônico.
Desde a indicação para a arquidiocese de Brasília, em janeiro de 2004 que o nome de Aviz, 64 anos, figurava como candidato a receber a bireta,o chapéu vermelho que os cardeais usam.
Continua depois da publicidade
Catarinense Dom João Braz de Aviz foi nomeado Cardeal pelo Bento XVI.
O papa Bento XVI , 85 anos, anunciou nesta segunda-feira que renunciará ao pontificado em 28 de fevereiro. Pronunciado em latim, o discurso foi proferido durante um consistório do Vaticano.
Nomeados em SC
– Jaime Barros Câmara (1894-1971)
Nascido em São José (SC), foi Arcebispo do Rio de Janeiro.
Nomeado por Pio XII em fevereiro de 1946
Participou dos conclaves de 1958 e 1963
– Paulo Evaristo Arns (1921 – )
Nascido em Forquilhinha (SC) é Arcebispo de São Paulo
Nomeado por Paulo VI em março de 1973
Participou dos conclaves de agosto e outubro de 1978
– Eusébio Scheidt (1932 -)
Nascido em Luzerna (SC) é Arcebispo do Rio de Janeiro
Nomeado por João Paulo II em outubro de 2003
Participou do conclave de 2005
– João Braz de Aviz (1947 -)
Nascido em Mafra (SC) é Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica
Continua depois da publicidade
Nomeado pelo Papa Bento XVI em 2012
O que faz um cardeal
> São importantes bispos que assessoram diretamente o Papa para questões de organização e da economia da Santa Sé. Eles formam o Colégio dos Cardeais, com 125 integrantes de 51 países, depois das 22 novas nomeações feitas por Bento XVI.
> Cabe aos cardeais eleger o novo Papa enquanto não completarem 80 anos.