O Papa Bento XVI nomeou 22 novos cardeais neste sábado, entre eles o catarinense Dom João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília.

Continua depois da publicidade

A cerimônia ocorreu na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O novo cardeal catarinense foi o único latino-americano a receber o título. Aviz é de Mafra, tem 64 anos e desde o ano passado é prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, do Vaticano.

Em uma entrevista à agência de notícias católica I-Media, o catarinense convidou seus colegas a reconhecerem que o mundo mudou.

Continua depois da publicidade

– Na América Latina e em outras partes temos que admirar a grande história da Europa, sua beleza. Mas a Europa, por sua vez, deve descer das alturas e ter uma atitude fraternal com os outros continentes e deixar de olhar os demais de cima para baixo – disse.

E acrescentou:

– Isso de um ponto de vista católico e econômico, mas também dentro da Igreja.

O ex-arcebispo de Brasília, que confessou ter no corpo 130 fragmentos de chumbo devido a um tiroteio ocorrido há 30 anos, é, segundo o site de notícias religiosas Vatican Insider, um defensor da “teologia da libertação”.

Na cerimônia de nomeação dos cardeais, Bento XVI foi conduzido em cadeira de rodas ao interior da basílica, por meio de uma plataforma móvel que tem usado nos últimos meses para poupá-lo da longa caminha pelo corredor central. O Papa, que completa 85 anos em abril, discursou com voz firme. Disse aos novos cardeais que eles serão chamados para aconselhá-lo nos problemas que a Igreja Católica enfrenta atualmente.

Continua depois da publicidade