Para quem está na frente, não há dúvidas de que este é o caminho. Para aqueles que estão um pouco atrás ou ainda perderam lugar no ranking, o argumento é de que pesquisas internas revelam um outro cenário, com números diferentes.
Continua depois da publicidade
A avaliação é um resumo do que pensam os cinco candidatos à Prefeitura de Joinville sobre a pesquisa Ibope Inteligência encomendada pelo Grupo RBS e publicada na edição de quarta de “A Notícia”.
A primeira pesquisa realizada após o início da propaganda gratuita no rádio e na TV mostra um cenário bem diferente do levantamento anterior. Nos dados divulgados em 15 de julho, Marco Tebaldi (PSDB) liderava a disputa, com 29%. Agora, quem aparece à frente nas intenções de voto é Udo Döhler (PMDB), com 25%.
Considerada a margem de erro, há empate técnico entre o peemedebista e o tucano, que tem 22%. Kennedy Nunes (PSD) somou 17%, Carlito Merss (PT) 11% e Leonel Camasão (PSOL), 1%.
Continua depois da publicidade
Para Udo Döhler, que confessou estar “até surpreso” com os números, o crescimento é resultado da combinação entre boas propostas e a divulgação dessas ideias na propaganda gratuita. Sabendo que passa a ser alvo dos adversários, garante que não vai entrar no jogo das provocações, ainda que algumas sejam “deselegantes e até ofensivas”.
– A pesquisa mostra que estamos no caminho certo, mas não vou ficar olhando para os números: a campanha continua -, disse.
Marco Tebaldi e Kennedy Nunes observaram que trabalham com números diferentes, muitos deles resultados de pesquisas internas, encomendadas pelas próprias coligações.
Continua depois da publicidade
Para o candidato do PSDB, o levantamento do Ibope mostra que é necessário realizar algumas adaptações, consideradas “pequenos ajustes”.
– Lógico que vamos reavaliar algumas coisas, mas não vai haver nenhuma grande mudança. Nossa campanha continua na mesma linha -, falou Tebaldi.
Na opinião do candidato do PSD, a pesquisa “não muda nada”. Kennedy Nunes ressalta que, apesar de não estar na liderança, ganha em todas as simulações de segundo turno.
Continua depois da publicidade
– Ainda não há ninguém no segundo turno: hoje os números mostram somente as tendências -, disse.
Carlito Merss, que aparece em quarto lugar na pesquisa do Ibope Inteligência, não foi localizado para falar sobre o resultado. Em nota enviada pela assessoria, disse que os números mostram uma “indefinição grande do eleitorado”. E a estratégia de campanha não deve ser alterada.
– Vamos mostrar o que fizemos e dialogar com a população sobre o que queremos fazer -, disse, em nota.
Continua depois da publicidade
Leonel Camasão (PSOL) não ficou surpreso com o resultado da pesquisa, mas acredita tem um pouco mais de eleitores.
– Acreditamos que estamos crescendo com o público mais jovem.