A primeira pesquisa do Ibope Inteligência para o Grupo RBS após o início da propaganda eleitoral obrigatória em rádio e TV mostra um cenário diferente do levantamento anterior. Agora, a corrida à Prefeitura de Joinville aponta Udo Döhler (PMDB) à frente da disputa pelas intenções de voto, com 25%.
Continua depois da publicidade
Se levados em consideração os quatro pontos percentuais de margem de erro para mais ou para menos, Udo aparece tecnicamente empatado com Marco Tebaldi (PSDB), que tem 22%. Kennedy Nunes (PSD) somou 17%, o prefeito Carlito Merss (PT) 11% e Leonel Camasão (PSOL), 1%.
Dois terços da pesquisa foram realizados após o primeiro debate com público em Joinville, realizado na última sexta-feira e organizado por “A Notícia”.
Continua depois da publicidade
Enquanto Tebaldi tem seu melhor índice entre os eleitores de 16 a 24 anos, com 27% das intenções, Udo tem seu melhor desempenho entre quem tem 24 e 29 anos. Kennedy aparece com 23% entre os eleitores que têm entre a 5ª e 8ª série do ensino fundamental, enquanto Udo recebeu 35% da intenção de voto de quem tem curso superior.
Em comparação com a pesquisa Ibope divulgada no dia 15 de julho, houve troca de posições. Na estimulada, Udo, que aparecia em quarto, com 12%, agora chega a 25%. Tebaldi, que tinha 29% e era primeiro, soma agora 22%.
Kennedy, que estava na segunda posição com 23%, surge em terceiro, com 17%. Carlito caiu de terceiro para quarto – tinha 14% e agora tem 11%. No índice de rejeição, Carlito aparece com 47%, seguido por Tebaldi, com 18%. Udo ficou com 13%, Kennedy 10% e Camasão 10%.
Continua depois da publicidade
Os governos de Carlito (PT), de Colombo (PSD) e da presidente Dilma (PT) também foram avaliados. 20% avaliaram a administração de Carlito como ótima ou boa, outros 34% regular, enquanto 42% classificaram como ruim ou péssima. Sobre o governo do Estado, 42% responderam bom ou ótimo; outros 32% avaliaram como regular, enquanto 12% responderam ruim ou péssimo.
LEIA MAIS:
As simulações para o segundo turno
FICHA TÉCNICA
Contratante: Grupo RBS
Pesquisa de campo: 602 pessoas
Amostra: 31 de agosto a 2 de setembro de 2012.
Margem de erro: quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.
Registro: protocolo n° 00162/2012 no TRE-SC