O último debate entre os candidatos à prefeitura de Florianópolis foi marcado pelo clima de tensão e troca de farpas. Cesar Souza Junior (PSD) e Gean Loureiro (PMDB) se enfretaram pela última vez antes das eleições do segundo turno nos estúdios da RBS TV.

Continua depois da publicidade

Veja fotos dos candidatos

>>> Cesar e Gean aparecem em empate técnico na última pesquisa antes das eleições

Ao chegarem ao estúdio, os candidatos não se cumprimentaram. Se prepararam conversando com os marqueteiros. Gean Loureiro foi o primeiro a chegar à RBS TV na noite desta sexta-feira. O candidato chegou cedo às 21h50min. Cesar Souza Junior chegou às 22h10. Ambos se prepararam em salas separadas.

Continua depois da publicidade

>>> Despedidas e emoções marcam encerramento do horário eleitoral em SC

Primeiro bloco: Perguntas livres

O primeiro bloco começou com trocas de farpas. Por sorteio, Gean Loureiro foi o primeiro a perguntar. Iniciou perguntando a Cesar Souza Junior sobre a instalação das alas infantis nas UPAs Norte e Sul. Cesar afirmou que a UPA da criança é importante e será usada na mesma estrutura da UPA. Gean retrucou afirmando que a proposta já existe no atendimento de saúde.

Na hora de perguntar, Cesar questionou Gean sobre a proposta de entregar tablets ao estudantes da rede municipal. Gean afirmou que já tem os recursos. Outro tema polêmico foi a reestruturação do trânsito para o aeroporto, uma das propostas de Cesar. Gean questionou se a obra não seria muito cara e de onde sairiam os recursos.

Cesar perguntou porque o plano diretor ainda não foi feito pela atual prefeitura. Gean disse que veio ao debate falar sobre propostas e não sobre o que não foi feito no passado.

Continua depois da publicidade

Segundo bloco: temas sorteados

O clima de tensão permaneceu no segundo bloco com temas sorteados. O primeiro tema foi Saúde. Cesar reforçou que vai levar remédios em casa e perguntou porque Gean o criticou sobre isso. Gean disse que, em determinados casos, os remédios já são distribuídos em casa pelas unidades de saúde e perguntou se a proposta de Cesar é entregar para todos, independente de idade ou caso, os medicamentos. Cesar citou que remédios para hipertensão serão entregues em casa.

Gean perguntou o que Cesar mudaria no transporte público, o segundo tema sorteado. Cesar questionou porque nos últimos anos não foram feitas as faixas exclusivas para ônibus, uma das propostas de Gean, e disse que vai reestruturar o Ipuf. Gean disse que teve quem ficou 40 anos no poder e não resolveu o problema. Cesar afirmou que Gean esteve em todos os governos nos últimos anos e só mudou de lado.

Emprego foi o terceiro tema. Cesar perguntou o quanto foi investido na formação de jovens e adultos pela atual administração. Gean disse que Cesar não respondeu a pergunta sobre transporte. Gean disse que vai preparar jovens com um centro de inovação e que sabe que o futuro está na área da tecnologia.

Continua depois da publicidade

Cesar disse que nos últimos dois anos apenas 5% da verba foi usada em ensino profissional. Gean disse que Cesar ataca a atual administração. Gean afirmou ainda que só votou em projetos que fossem bons para a cidade.

O último tema foi sobre segurança pública. Cesar afirma que também está em seu projeto comprar a hora de folga do policial para reforçar a segurança.

Terceiro bloco: tema livre e considerações finais

Gean afirmou que Cesar enrolou e não respondeu se ele manterá projetos que estão dando certo feitos pela atual administração. Cesar disse que não desqualifica o que foi feito e o que foi bom será mantido.

Continua depois da publicidade

Cesar perguntou sobre saneamento básico, o que será feito nesta área. Gean disse que saneamento não se resume a esgoto e completou que a manutenção dos trabalhos da Casan serão fiscalizados pela prefeitura e completou parabenizando a Comcap pelos serviços.

Cesar disse que disse que vai fortalecer a Comcap e que o saneamento precisa ser melhorado para garantir também a balneabilidade em praias da Capital. Gean afirmou que vai ouvir a população sobre o que precisa ser melhorado no saneamento e manter um governo democrático.

Gean perguntou sobre a construção do Sistema Viário do Rio Tavares. Cesar disse que a parceria para o elevado do Rio Tavares deve ter recursos do governo do Estado, falou que a construção é mais importante do que rixas políticas. Gean afirmou que Cesar critica também o atual prefeito e disse que a obra não vai só acontecer se o candidato do governo do Estado ganhar.

Continua depois da publicidade

Cesar questionou sobre habitação e quis saber sobre investimentos na área nos últimos anos. Gean disse que o projeto do Maciço do Morro da Cruz foi aplicado e a infraestrutura da região será melhorada, disse que vão construir casas no local e criar infraestrutura em áreas que necessitam de projetos de habitação.

Confiderações finais

Gean saudou os candidatos e o eleitor. Disse que nunca imaginou que teria um prazer tão grande em concorrer, que apesar de sofrer preconceito, enfrentou tudo de cabeça erguida. Agradeceu todos os apoiadores, inclusive o prefeito Dário,e a família, em especial. Citou o fato de a estudante Isadora Faber estar processando Cesar. Disse que a mudança que começou nos últimos anos vai continuar.

Cesar disse que a Isadora não está o processando e que ela deveria processar a prefeitura. Agradeceu todos pelo apoio e militância. Agradeceu toda a família e à população de Florianópolis. Pediu que o voto não fosse anulado. Disse que dará tudo de si para melhorar a cidade.

Continua depois da publicidade