A informação do cancelamento de licitação do lote 1 da duplicação da BR-280 , no trecho entre o Porto de São Francisco do Sul e a intersecção com a BR-101, com 36 quilômetros de extensão, é um deboche do governo federal para com a sociedade catarinense.
Continua depois da publicidade
:: AN QUER SABER: Como o astraso nas obras da BR-280 em São Francisco do Sul vai afetar sua vida? ::
A rodovia já produziu centenas de mortes, o tráfego carregado de caminhões, a escoar mercadorias para o porto é lento. Inúmeras empresas se instalam na região, às margens da estrada e clamam por obras que nunca vem.
Continua depois da publicidade
Não por acaso, as organizações empresariais da região Norte vem se mobilizando pela causa da duplicação, há mais de quatro anos. A BR-280 escoa boa parcela dos produtos exportados pelas companhias de Joinville, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul, principalmente. É urgente o governo equacionar o problema.
Claro que não dá para atropelar a lei. Ninguém pede isso. O que se exige é um mínimo de eficácia e competência no trato de questões logísticas. Como sabemos, é na logística que está o calcanhar de Aquiles da competitividade industrial de Santa Catarina.
A discussão jurídica entre construtoras e o DNIT já se arrastam desde o ano passado e, agora, o cancelamento da concorrência continuam a demonstrar a fraqueza de nossa representatividade política junto a Brasília, e a forma inconsequente como os órgãos federais nos tratam em fatores essenciais ao cotidiano das vidas das pessoas e das empresas. SC continua sendo o patinho feio do Sul maravilha.
Continua depois da publicidade
A lembrar: estamos em ano eleitoral. Quem sabe, conseguiremos dar respostas em outubro, já que quem manda e decide por nós, não nos responde e não atende nunca.