O Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico (PTWC, em inglês) cancelou o alerta de possíveis tsunamis que poderiam ser gerados a partir do terremoto que atingiu a costa noroeste da Indonésia, próximo a ilha de Sumatra, nesta quarta-feira.

Continua depois da publicidade

O Instituto de Geologia dos Estados Unidos (USGS, em inglês) registrou um primeiro abalo de 8,6 graus na escala Richter, às 5h38min (horário de Brasília), 14h38min no horário local. Em seu relatório, entretanto, o centro avisa para que seja mantido o alerta referente a barcos e estruturas costeiras da região.

Veja fotos do pânico provocado pelo terremoto

Registrada cerca de duas horas depois do primeiro abalo, uma réplica de magnitude 8,2 graus, a mais forte até o momento, não produziu alertas de tsunami. Esta réplica aconteceu a 16 quilômetros de profundidade e a 615 quilômetros de Banda Aceh, a capital da província de Aceh. Outras dez réplicas foram registradas na mesma região, todas próximas a 5 graus de magnitude.

Continua depois da publicidade

(Foto: Sumeth Panpetch, AP)

Tremor causou medo também a tailandeses, que abandonaram seus prédios na cidade de Hat Yai, Tailândia

Foto: Sumeth Panpetch, AP

Terremoto

O epicentro do primeiro tremor ocorreu a 434 quilômetros da costa norte da Indonésia, a 22,9 quilômetros de profundidade, próximo à área que registrou uma das maiores catástrofes naturais do planeta. Em 2004, mais de 180 mil pessoas morreram após um tsunami de 9,1 graus devastar a costa da Indonésia.

O Centro de Alerta de Tsunamis informou, logo em seguida, que o terremoto poderia gerar um tsunami com potencial para afetar toda a bacia litorânea do Oceano Índico. Segundo o canal britânico de TV BBC, o tremor foi sentido em países como Cingapura, Tailândia e Índia.

Continua depois da publicidade

O presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, expressou que não existe uma real ameaça de tsunami, apesar do país estar em alerta. O chefe de Estado assegurou que também não existem registros de danos ou mortes devido ao sismo.

As autoridades da Tailândia, da Índia e do Sri Lanka lançaram alerta de tsunami e ordenaram à população que vive na costa que busque refúgio no interior.

O centro nacional indiano sobre a informação oceânica lançou um alerta vermelho para as ilhas de Andaman e Nicobar, enquanto as costas de Andhra Pradesh e do Tamil Nadu, no sul e no sudeste do país, foram colocadas sob extrema vigilância.

Continua depois da publicidade

As autoridades tailandesas pediram a evacuação da costa do mar de Andaman. “As pessoas que vivem na costa de Andaman devem se deslocar a pontos elevados e permanecer o mais longe possível do mar”, indicou o Centro Nacional de Gestão de Catástrofes da Tailândia.

O centro nacional indiano sobre a informação oceânica lançou um alerta vermelho para estas duas ilhas, enquanto as costas de Andhra Pradesh e do Tamil Nadu, no sul e no sudeste do país, foram colocadas sob extrema vigilância.

O correspondente da BBC em Jacarta, capital da Indonésia, relatou que o chão teria tremido por até cinco minutos. O contato com pessoas da área ao redor do terremoto não foi possível até agora, afirmou o correspondente.

Continua depois da publicidade

Veja o local do epicentro:

Exibir mapa ampliado