Uma violenta réplica de magnitude 8,2 ocorreu nesta quarta-feira em frente à ilha de Sumatra, no oeste da Indonésia, horas depois de um terremoto de magnitude 8,6, indicou o Conforme o Instituto de Geologia dos Estados Unidos (USGS, em inglês). A réplica ocorreu às 7h43min (horário de Brasília), a apenas 16 quilômetros de profundidade e a 615 quilômetros de Banda Aceh, a capital da província de Aceh.
Continua depois da publicidade
Horas antes, às 05h38min (horário de Brasília), um terremoto de 8,6 graus de magnitude foi registrado próximo à ilha de Sumatra, na província de Aceh, na Indonésia. O epicentro do primeiro tremor ocorreu a 434 quilômetros da costa norte da Indonésia, a 22,9 quilôemtros de profundidade, próximo à área que registrou uma das maiores catástrofes naturais do planeta. Em 2004, mais de 180 mil pessoas morreram após um tsunami de 9,1 graus devastar a costa da Indonésia.
O Centro de Alerta de Tsunamis informou que o terremoto “tem o potencial para gerar um tsunami destrutivo generalizado, que pode afetar toda a bacia litorânea do Oceano Índico”. Segundo o canal britânico de TV BBC, o tremor foi sentido em países como Cingapura, Tailândia e Índia.
O presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, expressou que não existe uma real ameaça de tsunami, apesar do país estar em alerta. O chefe de Estado assegurou que também não existem registros de danos ou mortes devido ao sismo.
Continua depois da publicidade

As autoridades da Tailândia, da Índia e do Sri Lanka lançaram alerta de tsunami e ordernaram à população que vive na costa que busque refúgio no interior.
O centro nacional indiano sobre a informação oceânica lançou um alerta vermelho para as ilhas de Andaman e Nicobar, enquanto as costas de Andhra Pradesh e do Tamil Nadu, no sul e no sudeste do país, foram colocadas sob extrema vigilância.
Continua depois da publicidade
As autoridades tailandesas pediram a evacuação da costa do mar de Andaman. “As pessoas que vivem na costa de Andaman devem se deslocar a pontos elevados e permanecer o mais longe possível do mar”, indicou o Centro Nacional de Gestão de Catástrofes da Tailândia.
O centro nacional indiano sobre a informação oceânica lançou um alerta vermelho para estas duas ilhas, enquanto as costas de Andhra Pradesh e do Tamil Nadu, no sul e no sudeste do país, foram colocadas sob extrema vigilância.
O correspondente da BBC em Jacarta, capital da Indonésia, relatou que o chão teria tremido por até cinco minutos. O contato com pessoas da área ao redor do terremoto não foi possível até agora, afirmou o correspondente.
Continua depois da publicidade
Veja o local do epicentro: