A Defesa Civil de Santa Catarina decretou situação de emergência para o município de Campo Erê, localizado na região Oeste, na tarde desta sexta-feira. Devido às fortes chuvas, outras três cidades também tiveram decretada a situação de emergência, mas no período da manhã: Palma Sola, Romelândia e Guarujá do Sul. Outras cidades manifestaram intenção em decretar situação de emergência, mas não enviaram o formulário obrigatório com as ocorrências para a Defesa Civil do Estado.

Continua depois da publicidade

Diversas comunidades, bairros e todo o perímetro urbano dessas cidades foram prejudicados devido às enxurradas que provocaram alagamentos. O tempo nessa região está instável e com presença de chuva desde o dia 8 de março.

Em Campo Erê, a Defesa Civil conta que alguns rios e córregos chegaram a transbordar devido à grande quantidade de chuva em um intervalo curto de tempo, e isso prejudicou o sistema viário da cidade. Não há ocorrência de nenhuma pessoa ferida ou morta devido às tempestades. O parecer foi enviado pela Coordenadoria Municipal de Proteção da Defesa Civil.

Decretos da manhã desta sexta-feira

Continua depois da publicidade

Palma Sola, Romelândia e Guarujá do Sul também estão em situação de emergência. Diversas casas e prédios públicos foram atingidos pelos alagamentos. Em Romelândia, a ponte do Rio Sangrento, principal meio de acesso ao município, foi totalmente coberta pela água, o que impede a passagem de qualquer veículo. Ao todo, três pontes foram interditadas pro causa das chuvas no Oeste de Santa Catarina.

Na tarde da quinta-feira, São Miguel do Oeste encaminhou o pedido de decreto de situação de emergência. Os prejuízos e danos ainda estão sendo levantados pela Prefeitura.

A situação é mais grave em Palma Sola: cerca de 700 propriedades rurais foram afetadas e agricultores perderam parte das lavouras. A prefeitura calcula que cerca de 3.750 pessoas tenham sido afetadas.

Continua depois da publicidade