A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou na tarde da quinta-feira, dia 14, os decretos de situação de emergência dos municípios de Palma Sola, Romelândia e Guarujá do Sul, devido as fortes chuvas registradas no Oeste de SC. Barra Bonita, Descanso, Guaraciaba, Iraceminha e São Miguel do Oeste também encaminharam decreto, mas até as 8h desta sexta-feira, não havia confirmação dos decretos pela Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
Segundo a Defesa Civil a água invadiu diversas casas e prédios públicos dos municípios da região. Romelândia anunciou o decreto após uma análise realizada pela Defesa Civil Municipal. A ponte sobre o Rio Sargento, que liga Flor do Sertão a Romelândia, ficou submersa, impedindo a saída de moradores que não conseguiam sair da cidade. Ao todo, três pontes tiveram os acessos interrompidos por causa da chuva.
Em Palma Sola a situação foi mais grave. Pelo menos 700 propriedades rurais foram afetadas e agricultores da região tiveram perdas nas lavouras. A prefeitura também registrou quedas de barreira em alguns pontos e 3.750 pessoas foram afetadas.
São Miguel do Oeste encaminhou o decreto de situação de emergência na tarde da quinta-feira, após reunião entre Defesa Civil Municipal e prefeitura. Segundo o coordenador da Defesa Civil na cidade, Adair Orso, o valor dos prejuízos e danos está sendo levantado pela prefeitura.
Continua depois da publicidade
– Esses dados devem ser apresentados em uma nova reunião na quarta-feira, dia 20 – adiantou Adair.
Na noite da quinta-feira, dia 14, o Corpo de Bombeiros da cidade fez o atendimento de pelos menos 20 ocorrências de alagamentos nos Bairros Salete e São Luiz, que ficam próximos ao lajeado Guamirim.