Chegou ao fim a Disputa de Casas, campanha contra o desperdício de água que teve início no mês de junho em Florianópolis. Em três meses, as 50 famílias participantes fecharam as torneiras, diminuíram o tempo de banho, pararam de lavar a calçada e juntas economizaram 414 mil litros, equivalente a 42 caminhões-pipa de 10 mil litros.

Continua depois da publicidade

No início da disputa cada família recebeu uma máquina lava-louças emprestada e orientações sobre o uso consciente da água. 86% dos participantes conseguiram diminuir suas médias de consumo, e como presente puderam ficar com as máquinas e vão ganhar detergente por um ano.

>> Competição estimula redução no consumo de água

>> Confira todas as notícias sobre Florianópolis

Continua depois da publicidade

Na casa de Fernanda Harumi Takano, no Santa Mônica, a mudança foi grande desde que resolveram se inscrever na disputa. Em janeiro deste ano o consumo de água foi tão grande pelos cinco moradores que a conta passou de R$ 500. O valor alto pesou no bolso e acendeu o alerta para a economia:

– A conta de água estava inclusa no valor do aluguel, e depois disso a proprietária da casa falou que teríamos que pagar. A gente usava a água sem pensar, cada um lavava suas roupas separadas, tomávamos banhos demorados.

Com as dicas da cartilha e orientações dos promotores da campanha, o consumo passou de 40m³ para 9m³ no mês de julho:

Continua depois da publicidade

– Ajustamos as hidras, começamos a aproveitar a água da máquina para lavar o quintal. O mais difícil mesmo foi tomar banho de cinco minutos no inverno – contou.

Fernanda e os colegas conseguiram atingir o objetivo, e a economia foi de cerca de 55%. O desafio terminou, mas os cuidados vão continuar:

– Eu que convenci todo mundo a aceitar o desafio e fiquei feliz com o resultado. Os hábitos já estão incorporados no nosso dia a dia, então é mais tranquilo – disse.

Continua depois da publicidade

Alerta para o consumo consciente

O participante com maior redução de consumo foi Tozelli Filho, 69% a menos comparado com o mesmo período em 2013. Na casa com quatros adultos todos colaboraram para o resultado:

– Fiquei surpreso em saber que diminuímos tanto. Percebemos a conta mais barata, e foi bem produtivo durante o processo, principalmente o fato de prestarmos mais atenção no consumo, usar somente o necessário. Vemos lugares como São Paulo que já estão passando por problema de falta de água – disse.

Disputa de Casas

A ação promovida pela Brastemp e Finish está em sua segunda edição. Juntas, as 50 famílias participantes economizaram água suficiente para suprir o consumo de todos os participantes por dois anos e meio e reduziram em 28% a conta de água em comparação a 2013.

Continua depois da publicidade

No ano passado a competição foi realizada em São Roque, no interior de São Paulo, e após um ano participantes ainda mantêm o consumo 20% abaixo do padrão.