Florianópolis será palco da edição 2014 da Disputa de Casas, uma competição onde quem mais reduzir o consumo de água ganha uma máquina de lavar louça. No ano passado, 90 pessoas participaram do evento em São Roque (SP), onde 780 mil litros foram economizados em apenas dois meses. Será que os catarinenses conseguem superar essa marca?
Continua depois da publicidade
A recordista em economia da edição paulista foi a professora Sandra Rita Tagliassachi, 56 anos. Ela, sua filha e seu irmão reduziram o consumo em 75%, somente incorporando medidas simples na rotina da família.
A jornada começou com uma palestra e a distribuição de um guia com dicas para economizar água. Hábitos que todos já sabem, mas quase ninguém prática: fechar a torneira enquanto escova os dentes, tomar banhos mais rápidos, fechar o registro do chuveiro enquanto está se ensaboando, colocar água em baldes ao invés de usar mangueira para fazer limpeza, entre outros.
– Eu sempre ensinei essas coisas para os alunos, mas na teoria era uma coisa e na prática outra. Quando resolvi aplicar tudo isso, vi que realmente faz a diferença – conta Sandra.
Continua depois da publicidade
Apesar de entrar na competição para ganhar a lavadora de louças, ela explica que foi fácil reduzir o consumo. Nos primeiros dias foi preciso ter atenção – “olha a disputa, olha a disputa” -, mas depois a família criou novos hábitos. A professora acredita que a maior economia aconteceu quando a mangueira deixou de ser utilizada para limpar as janelas e o quintal.
– Comecei a colocar a água em baldes e notei que não é necessário usar tanto quanto eu usava. Além disso, às vezes a gente fica distraído com a mangueira desperdiçando água – relata a professora.
A única resistência na mudança de hábitos foi a resistência da filha de Sandra em diminuir o tempo no banho. Depois de algumas broncas, a garota percebeu que 10 minutos no chuveiro eram suficientes para lavar o cabelo e sair limpa.
Continua depois da publicidade
Além de economizar, Sandra aprendeu que é possível reutilizar a água, da máquina de lavar, por exemplo. Sempre que está terminando a lavagem, ela coloca a mangueira da máquina para soltar a água em um balde, que usa para lavar a área externa da casa ou regar o jardim.
– Hoje faço isso naturalmente – conta Sandra.
Além de cuidar da natureza e ganhar uma máquina de lavar louça, a professora ainda teve um benefício extra: sua conta de água caiu mais da metade.
Dados da Disputa de Casas em São Roque
:: 780 mil litros de água economizados em dois meses (o suficiente para abastecer 90 duas casas por dois anos e meio)
Continua depois da publicidade
:: Dos 90 participantes, 81% conseguiram reduzir o consumo em mais de 20% e ganharam uma máquina de lavar louça
:: A média geral de economia foi de 30%
Como será em Florianópolis
:: 50 famílias serão selecionadas
:: Somente pessoas que moram em casas na Ilha poderão se inscrever
:: As famílias devem ter mais de 4 pessoas
:: Não pode ter piscina ou jacuzzi
:: O consumo médio (medido nos últimos dois anos) deve ser maior que 31 metros cúbicos
:: A competição vai de maio até julho
:: As inscrições são feitas pelo site Disputa de Casas de até o dia 22 de abril