A morte de nove jovens no incêndio em Santa Maria sensibilizou milhares de moradores de São Gabriel, na Fronteira Oeste. Na noite desta terça-feira, as nove vítimas que nasceram na cidade foram homenageadas com uma caminhada pelas ruas .
Continua depois da publicidade
Organizada pelo Facebook e por meio de blogs na internet, a mobilização percorreu cerca de 10 quadras no centro de São Gabriel. Vestidos de branco, amigos e familiares se dirigiram até a Igreja Matriz, para uma oração coletiva.
– Todos aqui têm um amigo, um familiar, que era próximo de uma das vítimas. Em uma cidade pequena, em que todo mundo se conhece. As nove mortes causaram um abalo muito grande – afirma a organizadora da caminhada, Dariele Vega, 20 anos.
Outras mobilizações
Continua depois da publicidade
Novo Hamburgo – Um grupo de jovens se mobilizou via Facebook e realizou uma caminhada na noite desta terça-feira para homenagear os mortos na tragédia.
Pelotas – Além da homenagem durante missa, nesta terça-feira, está prevista para sexta-feira uma caminhada em solidariedade às vítimas e pedindo justiça. Será às 19h, com saída da frente à Catedral Metropolitana São Francisco de Paula. A caminhada está sendo organizada via Facebook.
Santa Rosa – Uma caminhada silenciosa foi realizada na noite desta terça-feira para homenagear Andressa Inaja de Moura Ferreira, que foi Garota Verão no município e uma das vítimas da tragédia. Com roupas e balões brancos, amigos e familiares pediram justiça. O ato terminou com orações.
Continua depois da publicidade
Ijuí – Uma passeata está programada para a próxima sexta-feira, às 20h30min. O local de saída ainda não foi confirmado.
Quaraí – A Caminhada de Luz, em homenagem aos jovens da cidade mortos no incêndio de Santa Maria, está agendada para o próximo sábado, às 21h. O ato público vai sair em frente ao quartel da cidade até a Igreja matriz.
A tragédia
O incêndio na boate Kiss, no centro de Santa Maria, começou entre 2h e 3h da madrugada de domingo, quando a banda Gurizada Fandangueira, uma das atrações da noite, teria usado efeitos pirotécnicos durante a apresentação. O fogo teria iniciado na espuma do isolamento acústico, no teto da casa noturna.
Continua depois da publicidade
Sem conseguir sair do estabelcimento, mais de 200 jovens morreram e outros 100 ficaram feridos. Sobreviventes dizem que seguranças pediram comanda para liberar a saída, e portas teriam sido bloqueadas por alguns minutos por funcionários.
A tragédia, que teve repercussão internacional, é considera a maior da história do Rio Grande do Sul e o maior número de mortos nos útimos 50 anos no Brasil.
Veja onde aconteceu

A boate
Localizada na Rua Andradas, no centro da cidade da Região Central, a boate Kiss costumava sediar festas e shows para o público universitário da região. A casa noturna é distribuída em três ambientes – além da área principal, onde ficava o palco, tinha uma pista de dança e uma área vip. De acordo com o comando da Brigada Militar, a danceteria estava com o plano de prevenção de incêndios vencido desde agosto de 2012.
Continua depois da publicidade
Clique na imagem abaixo para ver a boate antes e depois do incêndio
A festa
Chamada de “Agromerados”, a festa voltada para estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) começou às 23h de sábado. O evento era de acadêmicos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Tecnologia de Alimentos, Zootecnia, Tecnologia em Agronegócio e Pedagogia. Segundo informações do site da casa noturna, os ingressos custavam R$ 15 e as atrações eram as bandas “Gurizadas Fandangueira”, “Pimenta e seus Comparsas”, além dos DJs Bolinha, Sandro Cidade e Juliano Paim.
