Eles são jovens, muitos universitários, e gostam de sair com os amigos. Com um perfil parecido com a maioria das vítimas do incêndio de Santa Maria, jovens de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, saíram às ruas na noite desta terça-feira para homenagear os mortos na tragédia.
Continua depois da publicidade
Três jovens com idades entre 17 e 18 anos organizaram a caminhada, iniciada por volta das 21h. Toda a mobilização foi feita pelo Facebook. Durante a tarde, mais de 300 pessoas já haviam confirmado presença. Os participantes levaram cartazes e balões brancos para homenagear as vítimas.
– Queremos mostrar que estamos acompanhando o que está acontecendo. Muitas das vítimas são parentes de pessoas aqui da cidade, de conhecidos. Não podemos estar perto fisicamente, mas estamos juntos – afirma um dos organizadores, Samuel dos Santos, 18 anos.
O trajeto da caminhada incluiu algumas das principais ruas da cidade. A mobilização começou na Praça 20 de Setembro, seguindo pela Rua Bento Gonçalves, e pelas avenidas Marcílio Dias e Pedro Adams Filho até a Praça do Imigrante.
Continua depois da publicidade
– Eram todos jovens como nós. Que essa caminhada sirva de alerta para as casas noturnas de Novo Hamburgo se preocuparem com a segurança de quem as frequenta – ressalta Samuel. ?
Outras mobilizações
Pelotas – Além da homenagem durante missa, nesta terça-feira, está prevista para sexta-feira uma caminhada em solidariedade às vítimas e pedindo justiça. Será às 19h, com saída da frente à Catedral Metropolitana São Francisco de Paula. A caminhada está sendo organizada via Facebook.
Santa Rosa – Uma caminhada silenciosa foi realizada na noite desta terça-feira para homenagear Andressa Inaja de Moura Ferreira, que foi Garota Verão no município e uma das vítimas da tragédia. Com roupas e balões brancos, amigos e familiares pediram justiça. O ato terminou com orações.
Continua depois da publicidade
Ijuí – Uma passeata está programada para a próxima sexta-feira, às 20h30min. O local de saída ainda não foi confirmado.
Quaraí – A Caminhada de Luz, em homenagem aos jovens da cidade mortos no incêndio de Santa Maria, está agendada para o próximo sábado, às 21h. O ato público vai sair em frente ao quartel da cidade até a Igreja matriz.
A tragédia
O incêndio na boate Kiss, no centro de Santa Maria, começou entre 2h e 3h da madrugada de domingo, quando a banda Gurizada Fandangueira, uma das atrações da noite, teria usado efeitos pirotécnicos durante a apresentação. O fogo teria iniciado na espuma do isolamento acústico, no teto da casa noturna.
Continua depois da publicidade
Sem conseguir sair do estabelcimento, mais de 200 jovens morreram e outros 100 ficaram feridos. Sobreviventes dizem que seguranças pediram comanda para liberar a saída, e portas teriam sido bloqueadas por alguns minutos por funcionários.
A tragédia, que teve repercussão internacional, é considera a maior da história do Rio Grande do Sul e o maior número de mortos nos útimos 50 anos no Brasil.
Veja onde aconteceu

A boate
Localizada na Rua Andradas, no centro da cidade da Região Central, a boate Kiss costumava sediar festas e shows para o público universitário da região. A casa noturna é distribuída em três ambientes – além da área principal, onde ficava o palco, tinha uma pista de dança e uma área vip. De acordo com o comando da Brigada Militar, a danceteria estava com o plano de prevenção de incêndios vencido desde agosto de 2012.
Continua depois da publicidade
Clique na imagem abaixo para ver a boate antes e depois do incêndio
A festa
Chamada de “Agromerados”, a festa voltada para estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) começou às 23h de sábado. O evento era de acadêmicos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Tecnologia de Alimentos, Zootecnia, Tecnologia em Agronegócio e Pedagogia. Segundo informações do site da casa noturna, os ingressos custavam R$ 15 e as atrações eram as bandas “Gurizadas Fandangueira”, “Pimenta e seus Comparsas”, além dos DJs Bolinha, Sandro Cidade e Juliano Paim.
