A Câmara de Vereadores de São José, na Grande Florianópolis, aprovou o projeto de lei que aumenta de 13 para 19 o número de parlamentares no Legislativo municipal.

Continua depois da publicidade

Por se tratar de uma emenda à Lei Orgânica do município, a proposta precisou ser analisada em duas votações. Na primeira, que ocorreu no dia 24 de fevereiro, foram 11 votos a favor e dois contra. Ontem, após uma discussão que durou quase duas horas, os vereadores repetiram o placar de votos.

Na segunda-feira, quando se esperava que o projeto fosse levado ao plenário, a Câmara foi ocupada por manifestantes que se posicionaram contra o aumento de vereadores. Na ocasião os parlamentares não colocaram o projeto em pauta para votação.

Na sessão desta quarta-feira, a reivindicação mudou radicalmente: a parte interna da Casa estava dominada por pessoas favoráveis ao aumento de cadeiras. Entre elas estavam comerciantes e funcionários públicos, bem como suplentes de vereadores na Câmara, que levantavam bandeiras por maior representatividade na cidade.

Continua depois da publicidade

O comerciante Osmar Hauptli Junior, favorável à aprovação do projeto, diz que um município com mais de 200 mil habitantes precisa de mais vereadores para que todos os bairros tenham representatividade.

Já o coordenador do Observatório Social de São José, Jaime Klein, voltou a dizer que a proposta não foi devidamente discutida com a sociedade.

Amauri Valdemar da Silva (PMDB), um dos vereadores a votar contra a matéria, afirmou que o projeto carecia de informações. Ele questionou qual seria o impacto financeiro do aumento no orçamento da Câmara.

Continua depois da publicidade

– De que forma será feita essa redistribuição pela administração? Essa explicação faltou no texto do projeto – disse.

A mudança passa a valer na próxima Legislatura.