A Câmara de Vereadores de Joinville convocou nesta quarta-feira 41 aprovados no concurso público realizado em janeiro. Uma carta foi enviada para cada um dos deles, que devem se apresentar nos próximos 15 dias ao Legislativo. A intenção é empossar os aprovados até o fim do mês.
Continua depois da publicidade
Outras cinco vagas criadas pelo concurso – quatro para jornalista e uma para relações-públicas – devem ser preenchidas após uma nova aplicação das provas de conhecimentos específicos, marcadas para o dia 16 de março.
Além disso, será necessário realizar novo procedimento para contratar um contador, pois nenhum dos candidatos atingiu a pontuação mínima exigida.
– Assim que os aprovados forem se apresentando, já queremos nomeá-los – diz Rogério Atanásio, diretor administrativo da casa.
A pressa do Legislativo na nomeação dos novos servidores ocorre devido à necessidade de cumprir o termo de ajustamento de conduta (TAC), assinado com o Ministério Público de Santa Catarina, que determina que, após o dia 28, a Câmara não poderá ter mais de dois comissionados para cada concursado.
Continua depois da publicidade
Com mais funcionários efetivos, a porporção se equilibra e cai o número de cargos de confiança dos gabinetes que precisariam ser exonerados.
Em agosto, o TAC chegará a sua terceira e última parte, quando precisará ser respeitado o número de um servidor concursado para cada comissionado.
A partir de lá, cada gabinete de vereador terá cinco assessores (mais um concursado) – hoje, são nove cargos de confiança.