O Grupo de Buscas e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros retoma, na manhã desta segunda-feira, as buscas pelos dois homens desaparecidos em um naufrágio na Ilha do Arvoredo. O contador Rui dos Santos, 50 anos, e o pescador Dalmo Maurino de Maria, 52, desapareceram no mar na noite de sexta-feira depois que a embarcação onde estavam naufragou.
Continua depois da publicidade
Com mais condições de navegabilidade e vento com menor intensidade do que no fim de semana, o grupo de salvamento, composto por três homens em uma embarcação, esperam encontrar os homens desaparecidos.
Eles estavam em uma baleeira de 12 metros de comprimento, de propriedade do pescador, juntamente com o empresário Belarmino João Francisco, 53. O empresário, morador de São José, foi resgatado com vida na manhã de sábado. No momento do naufrágio, apenas Francisco e Santos estavam com coletes salva-vidas.
Em entrevista ao DC, a mulher de Francisco, Catarina Francisco, deu detalhes de como o empresário se salvou:
Continua depois da publicidade
– Ele contou que não parou de mexer os braços, sempre nadando contra a correnteza. Disse tentou subir em uns pedaços de madeira do barco, mas eram muito finos e afundavam. Aí tentou se agarrar na caixa de isopor que levaram, mas ela quebrou. Falou que o que mais pensava era em não parar de se mexer, não sentir sede ou fome. Ás vezes parava por conta de câimbra nas pernas.