Após receber denúncias, a prefeitura de Bombinhas notificou, na semana passada, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) pela má qualidade da água fornecida aos moradores no mês de março. O documento pede a regularização imediata do serviço e a dispensa da cobrança da fatura deste mês para as famílias afetadas.

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O município informou ainda que vem fazendo análises da água distribuída e percebeu problemas na coloração já nos meses de janeiro e fevereiro. Em março, no entanto, a situação piorou e a prefeitura decidiu emitir a notificação.

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De acordo com a Vigilância Sanitária do município, as análises do recurso em janeiro e fevereiro apontaram níveis fora do padrão de potabilidade exigidos para o consumo humano. Os documentos apresentam também desconformidades relacionadas a turbidez e cloro residual na distribuição da água.

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A notificação teria sido reforçada por denúncias de moradores e vereadores, além de reclamações nas redes sociais. A prefeitura informou ainda que a água apresentou mais problemas na segunda semana de março, quando alguns moradores receberam o produto com coloração marrom.

O município deu prazo de 10 dias para que a Casan regularize a distribuição do serviço. A companhia informou que não recebeu a notificação da prefeitura e explica que o problema que ocorreu em Bombinhas é o mesmo de Porto Belo, pois o sistema de abastecimento é integrado.

A Casan afirma ainda que assumiu a concessão do sistema em 1º de agosto de 2013 e desde lá vem fazendo melhorias. Conforme a companhia já foram investidos R$ 7 milhões e outros projetos estão em avaliação. A questão da não cobrança da fatura também será analisada.