O Corpo de Bombeiros de Balneário Camboriú também observou maior número de chamados nos últimos meses, especialmente entre setembro e o início de janeiro. A quantidade oficial de ocorrências não foi divulgada até a noite desta quinta-feira, mas o tenente-coronel Valter Póvoas, comandante do batalhão da cidade, estima que só o número de acidentes de trânsito cresceu de 25% a 30% entre dezembro e janeiro.

Continua depois da publicidade

– O aumento excessivo de turistas envolve problemas que os bombeiros enfrentam não só com a quantidade de chamados, mas também com o trânsito e as dificuldades de deslocamento – aponta.

O tenete-coronel Póvoas relata que o foco tem sido na prevenção, principalmente nas praias, e que isso tem surtido efeito na região. Os afogamentos foram zerados nas praias com guarda-vidas e ocorrências comuns em outros verões, como várias pessoas atingidas por águas-vivas, tiveram poucos registros nesta temporada.

Sobre o trabalho do Samu, o comandante dos bombeiros diz que as duas instituições têm trabalhado de forma mais parceira, mas admite que ainda há problemas de comunicação:

Continua depois da publicidade

– Às vezes ocorre do cidadão ligar para os bombeiros e para o Samu, e acaba que os dois recursos são empenhados. Ainda precisamos melhorar essa sintonia, mas já estamos afinando a comunicação e apoiando uns aos outros.