A BMW anunciou na manhã desta segunda-feira os cinco modelos que serão produzidos na fábrica que a montadora constrói em Araquari, no Norte de Santa Catarina. O anúncio foi feito durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da unidade, evento que marca oficialmente o início das obras.
Continua depois da publicidade
De acordo com a empresa alemã, a fábrica de Araquari vai produzir os modelos BMW Série 1, x1, x3, Série 3 e Mini Countryman.
O vice-presidente Michel Temer e o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, participaram do evento e já discursaram.
– É um momento de bênção e alegria – disse Colombo.
Continua depois da publicidade
– A BMW não investiria no Brasil se não acreditasse no seu futuro – disse Temer.
Além disso, a montadora aproveita a ocasião para fazer o lançamento oficial do BMW 320i ActiveFlex, o primeiro veículo premium flex do mundo, e do novo BMW i3, o primeiro veículo de propulsão exclusivamente elétrica produzido em série pela marca.
Investimento
Com investimentos que somam 200 milhões de euros, a expectativa é de que a produção dos primeiros carros da marca fabricados em território catarinense comece em setembro de 2014. As obras vão mobilizar cerca de 750 funcionários e, indiretamente, gerar outros 17 mil empregos na região. Quando a montadora estiver em pleno funcionamento, serão 1.150 profissionais atuando no local.
A fábrica de Araquari, com 252,5 mil m² de área construída, terá capacidade para produzir 32 mil automóveis por ano. No mês que vem, devem começar os primeiros testes na minilinha de montagem que a BMW mantém no Perini Business Park.
Continua depois da publicidade