Quem passa pela BR-101 com frequência percebe que o cenário do km 66 está se transformando. Neste domingo, por exemplo, uma enorme tenda branca era avistada em um dos terrenos, chamando a atenção de motoristas que trafegavam pela rodovia.
Continua depois da publicidade
No local, assessores, técnicos e operários se apressavam para terminar os últimos detalhes da montagem da estrutura que sediará nesta segunda-feira o evento de lançamento da pedra fundamental da BMW.
Será um dia histórico na economia catarinense. A alta cúpula da montadora estará em Araquari. Estão confirmadas as presenças dos membros do conselho administrativo da BMW AG, Ian Robertson e Harald Krüger, e o CEO do BMW Group Brasil, Arturo Piñeiro.
O vice-presidente Michel Temer e o governador Raimundo Colombo também estarão presentes, junto com prefeitos e lideranças empresariais.
Continua depois da publicidade
Durante a cerimônia que marca o início oficial da construção de sua primeira fábrica no Brasil, a BMW anunciará também quais modelos serão produzidos em Araquari. Em outubro do ano passado, quando Ian, Colombo e a presidente Dilma Rousseff anunciaram a instalação da montadora, o diretor da companhia disse que os primeiros carros a serem fabricados em Santa Catarina seriam do modelo X1.
A informação, no entanto, nunca foi oficialmente confirmada pela empresa. Neste meio tempo, houve especulações de que até mesmo o Paceman, da marca Mini, controlada pela BMW, poderia ser produzido em Araquari.
Além disso, a montadora aproveitará a ocasião para fazer o lançamento oficial do BMW 320i ActiveFlex, o primeiro veículo premium flex do mundo, e do novo BMW i3, o primeiro veículo de propulsão exclusivamente elétrica produzido em série pela marca.
Continua depois da publicidade
Com investimentos que somam 200 milhões de euros, a expectativa é de que os primeiros carros da marca fabricados em território catarinense fiquem prontos em setembro de 2014. As obras vão mobilizar cerca de 750 funcionários e, indiretamente, gerar outros 17 mil empregos na região. Quando a montadora estiver em pleno funcionamento, serão 1.150 profissionais atuando no local.
A fábrica de Araquari, com 252,5 mil m² de área construída, terá capacidade para produzir 32 mil automóveis por ano. No mês que vem, devem começar os primeiros testes na minilinha de montagem que a BMW mantém no Perini Business Park.
Município foca em ações de melhorias
O pontapé para o início das obras da fábrica da BMW é um divisor de águas na história de Araquari. Se investimentos em infraestrutura já eram necessários, agora eles se tornam indispensáveis para suportar os consequentes efeitos da instalação da montadora de automóveis de luxo.
Continua depois da publicidade
Algumas das melhorias são reivindicações da própria multinacional, que exigiu, por exemplo, a implantação do Corpo de Bombeiros Voluntários e a construção de um novo prédio para a Polícia Civil na cidade. Mas a Prefeitura também busca fazer a sua parte, modernizando a administração pública e capacitando a mão de obra local.
A ideia é que pelo menos uma parte da população esteja apta a concorrer a vagas nas indústrias que estão se instalando na cidade, segundo o prefeito João Pedro Woitexem.
Uma das iniciativas já colocadas em prática é o Programa Welcome to Araquari, que oferece aulas gratuitas de inglês. Cerca de 400 pessoas devem ser formadas até o fim deste ano.
Continua depois da publicidade
Junto da Associação das Micro e Pequenas Empresas (Ampe) de Araquari e Balneário Barra do Sul, o poder público também estuda uma parceria com o Sebrae para a formalização de microempreendedores individuais, que ajudem a gerar renda e novos empregos.
– É preciso ter uma política pública para equilibrar o crescimento econômico com o desenvolvimento da cidade – defende Gilberto Boettcher, presidente da Ampe local.