Reunidos desde às 14h deste domingo, muitos blumenauenses atenderam ao convite do Movimento Brasil Livre (MBL) e foram acompanhar a votação que pode dar prosseguimento ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff em frente á prefeitura de Blumenau. Conforme informações do coordenador do movimento em Blumenau, Thiago Schulze, o período entre o final da tarde e início da noite foi o que mais reuniu pessoas no local:
Continua depois da publicidade
– Tivemos um pico de 500 pessoas entre 18h e 19h, mas acreditamos que entre 2,5 mil e 3 mil pessoas passaram por aqui hoje.
Acompanhe ao vivo a votação do processo de impeachment de Dilma Rousseff
O ato reuniu pessoas de todas as idades. Famílias inteiras passaram boa parte da tarde no entorno da Maria Fumaça. Logo após a montagem do telão onde os participantes acompanharam a votação foi colocado também o Pixuleco, boneco que representa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vestido como presidiário e que se tornou símbolo dos movimentos contra o governo federal. Dessa vez ele ficou protegido por cordinhas e seguranças para evitar outra tentativa de que fosse furado.
Manifestantes contra o impeachment se reúnem na Praça Doutor Blumenau
Continua depois da publicidade
Quando a votação começou, por volta das 17h30min, as atenções se voltaram para a tela. Durante o voto dos deputados de Santa Catarina – que foi o quarto Estado na sequência – os ânimos se exaltaram ainda mais no momento da fala dos representantes da região.
Enquanto Décio Lima (PT) foi extremamente vaiado e quase não se ouviu sua declaração – contra o impeachment -, João Paulo Kleinübing (PSD) e Rogério “Peninha” Mendonça (PMDB) foram aplaudidos ao votarem pela continuação do processo contra a presidente.
À medida que a noite caiu, parte da assistência foi deixando a praça, enquanto outros chegaram mais tarde para acompanhar a sessão. Segundo a organização do ato, a ideia é permanecer em frente à prefeitura até o final da votação. Em caso de aprovação do seguimento do processo, deve haver um show de fogos em comemoração.
Leia mais:
Entenda o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff com recurso especial do Facebook
Veja o que os deputados federais de SC estão falando sobre o processo de impeachment de Dilma