Qualificar mais pessoas para incluí-las no mercado de trabalho. Esse é o objetivo do curso “Tecnologia Inclusiva”, que terá a aula inaugural nesta quarta-feira, às 19h, no auditório do Complexo Esportivo do Sesi de Blumenau. Através do curso, 33 alunos com alguma deficiência matriculados poderão desenvolver competências e habilidades profissionais para ingressar no mercado na área da tecnologia.
Continua depois da publicidade
O projeto é fruto de uma parceria do Sesi com a Sênior Sistemas, GovBR e Sindicato das Empresas de Processamento de Dados, Software e Serviços Técnicos de Informática do Estado de Santa Catarina (Seprosc). As aulas ocorrerão duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras, das 18h às 22h.
A metodologia está sendo adaptada com recursos de acessibilidade para que os 33 alunos matriculados – que possuem diferentes deficiências –, possam acompanhar. Um técnico especialista ministrará o conteúdo, acompanhado por um intérprete de libras e um professor de apoio.
Durante o curso, as empresas estarão acompanhando as aulas e avaliando o desenvolvimento dos alunos, mirando a contratação de algumas pessoas, conforme a disponibilidade de vagas. No ano passado, uma parceria entre o Sesi com a Viacredi e o sistema Cecred proporcionou a qualificação a 24 alunos com deficiência em outro curso.
De acordo com a consultora do programa de inclusão do Sesi de Blumenau, Thaís Tavares Pompêo, outras turmas devem ser formadas ao longo do ano, conforme outras parcerias que estão em negociação.
Continua depois da publicidade