A Secretaria de Saúde comemora o resultado positivo da vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Ao todo, 4.671 estudantes da cidade na faixa etária de 9 a 11 anos foram imunizadas contra a doença em Blumenau. O número representa 81% de um total de 5.734 alunas no município, ultrapassando a meta exigida pelo Ministério da Saúde que é de 80%. A Secretaria de Saúde lembra aos pais ou responsáveis que a vacina contra o HPV está sendo aplicada a partir de agora nos Ambulatórios Gerais (AGs) e unidades de saúde com sala de vacinação durante o horário normal de atendimento.
Continua depois da publicidade
Veja também
::: Colégio em Blumenau recusa vacinação gratuita do HPV
::: Vacinação atinge 4,4 mil meninas em Blumenau
Em setembro deste ano, a Vigilância Epidemiológica, responsável pela imunização no município, vai aplicar a segunda dose da vacina às estudantes nesta faixa etária. A campanha contra a doença foi feita em 84 escolas, desde municipais, estaduais e particulares. A vacinação contra o HPV atende determinação do Ministério da Saúde. A imunização contra o vírus, um dos principais responsáveis pela ocorrência do câncer do colo de útero, garante proteção de 98% contra a doença. É atualmente a terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres.
Continua depois da publicidade
HPV
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.