A Vigilância Epidemiológica vacinou 4.416 meninas com idade entre 9 e 11 anos contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) em Blumenau. A meta da Secretaria de Saúde do município era vacinar 5,7 mil, mas segundo a secretária, Ivonete dos Santos, falta contabilizar ainda os números dos ambulatórios, o que deve ocorrer na segunda-feira. O resultado parcial da imunização representa 77% do total de meninas nesta faixa etária no município. Até o momento, Blumenau ainda não atingiu a meta exigida pelo Ministério da Saúde, que é de 80%.

Continua depois da publicidade

::: Colégio em Blumenau recusa vacinação gratuita do HPV

::: Vacinação contra o HPV começa hoje em Blumenau

Em 2014, Blumenau foi primeiro município do Estado a ultrapassar a cobertura de vacinação exigida pelo Ministério da Saúde. Ao todo, 92% do total de meninas entre 11 e 13 anos foram vacinadas no ano passado. De acordo com a secretária de Saúde, a meta deve ser atingida neste ano depois da contagem das imunizações de sete ambulatórios da cidade. Segundo Ivonete, os pais ainda não se conscientizaram da importância da vacinação:

– Muitos pais ainda não se deram conta da gravidade desta doença. Eles não se conscientizaram que um dia esta menina vai se tornar mulher e vai ter relação sexual.

Continua depois da publicidade

Neste ano, a vacinação começou no dia 16 de março e terminou no dia 27 e foi feita em 84 escolas de Blumenau, entre municipais, estaduais e particulares. Mulheres também podem se imunizar na rede particular. As três doses da vacina contra o HPV custam em torno de R$ 1,5 mil.

Nesta segunda etapa, a vacinação contra o HPV foi polêmica em Blumenau. O colégio Bom Jesus Santo Antônio, no Centro, recusou a vacinação oferecida pelas equipes do órgão pela primeira vez. Segundo a unidade escolar, a vacinação deveria ser feita em outro local e não na escola e deveria envolver os pais dos alunos.

Em setembro deste ano, a Vigilância Epidemiológica vai aplicar a segunda dose da vacina às alunas. Quem não comparecer à vacinação pode tomar a dose nos Ambulatórios Gerais durante o horário de atendimento normal. Em 2016, a dose será aplicada nas meninas de 9 anos.

O vírus age de maneira silenciosa e atinge principalmente as mulheres. De acordo com o Ministério da Saúde, a estimativa é de que 80% delas entrem em contato com o HPV em algum momento da vida. São mais de 150 tipos que podem infectar mucosas e órgãos genitais, entre eles os que causam câncer de colo de útero, que representa hoje a terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, atrás apenas do de mama e de colorretal.

Continua depois da publicidade

A vacinação contra o HPV atende determinação do Ministério da Saúde. Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. O Ministério da Saúda orienta ainda que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente.