O trânsito vai mudar dentro de pouco mais de uma semana na zona Norte de Joinville. A Prefeitura confirmou nesta terça-feira a implantação do binário da rua Tenente Antônio João, no bairro Bom Retiro, que afeta também a avenida Santos Dumont. A ativação será efetivada no final de semana dos dias 12 e 13 de novembro (sábado e domingo da semana que vem), assim que for concluída a pintura de solo e sinalização vertical.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias de Joinville e região

No trecho de 2,6 km entre o final da rua Doutor João Colin e a rotatória das universidades, as duas vias terão mão única. A rua Tenente Antônio João irá para o Norte (em direção ao aeroporto) e a avenida Santos Dumont em direção Sul, rumo ao Centro.

O binário está sendo implantado depois da requalificação da rua Tenente Antônio João, que passou a contar com novo sistema de drenagem, asfaltamento e implantação de ciclofaixa desde a rua General Câmara até a rotatória da Univille.

Neste trecho, a avenida Santos Dumont também passou por requalificação e será entregue com ciclovia dos dois lados e corredor exclusivo para o transporte coletivo. O presidente do Planejamento Urbano de Joinville (Ippuj), Vladimir Constante, destaca que o sistema viário ganhará em eficiência e segurança.

Continua depois da publicidade

– A implantação de um semáforo na esquina da avenida Santos Dumont com a rua Arno Waldemar Döhler eliminará um grave ponto de conflito e acidentes – explicou.

Nos dias de início da operação do binário, assim como na primeira semana, a orientação do trânsito no local será reforçada com a presença de agentes de trânsito do Detrans.

Na sequência do binário no bairro Bom Retiro, a Prefeitura irá implantar mais dois projetos de melhoria do trânsito, desta vez na zona Sul, ainda neste ano. O primeiro é a ampliação do binário formado pelas ruas Santa Catarina e São Paulo, no bairro Floresta. A ação consistirá em estender a mão única da rua Santa Catarina desde a rua Barra Velha até o terminal de integração do transporte coletivo, próximo à Sociedade Vera Cruz.

O outro projeto será na rua Florianópolis, envolvendo a confluência com as ruas Graciosa, Guanabara, Valência e Emílio Stock. Nessas laterais da rua Florianópolis será implantada mão única nas primeiras quadras das ruas Graciosa e Guanabara, que formarão sistemas binários. Já as ruas Valência e Emílio Stock formarão um binário em toda extensão.

Continua depois da publicidade

O projeto também prevê a implantação de ciclovia na rua Florianópolis.