Alícia Meier era uma menina alegre, que gostava de passear pelos espaços da escola. A descrição que acompanha a jovem é sempre ligada a um sorriso de lembrança. Alícia, que nasceu com um problema no coração, faleceu no ano passado após uma operação. Ela tinha 16 anos. Neste ano, a adolescente volta a marcar sua comunidade, emprestando o nome para a recém-inaugurada biblioteca da Escola Waldemar Schmitz, em Jaraguá do Sul.

Continua depois da publicidade

Portal dos Sonhos Alícia Meier é o nome da nova casa dos livros na escola e foi entre alunos e funcionários que o nome foi eleito. A diretora Jeana Danielly Miskievicz conta que um quadro foi deixado à disposição para os alunos deixarem sugestões. Depois, uma votação ocorreu. Duas propostas empataram e, unidas, nomearam a biblioteca, que foi reformada neste ano _ a enchente de junho do ano passado estragou o piso e danificou mais de 800 livros. Foi com a realização de eventos e ajuda da comunidade que R$ 16 mil foram arrecadados para a nova estrutura, que foi ampliada, ganhou novas prateleiras e uma árvore de livros.

>>> Leia mais notícias sobre o Vale do Itapocu

Só não se imaginava que, mais que um acervo físico, a biblioteca traria em si a lembrança de uma querida aluna. A surpresa foi uma alegria especialmente para a mãe de Alícia, Irene Sueli Meier.

Continua depois da publicidade

_ Quando me contaram fiquei paralisada. Agora vejo o nome dela ali e nem acredito. Ela deve ter marcado alguém aqui, com certeza _ sorri.

Da filha Alícia, Irene guarda belas memórias. A menina alegre e sorridente, feliz. A menina travessa. A menina que ensinou à família a arte de viver sem medo. Alícia teve falta de oxigênio no nascimento e era uma criança especial. Não aprendeu a ler, porém amava os livros _ folheava os volumes coloridos e eventualmente pedia que alguém decifrasse as letras, narrando a história. Todos os dias dava uma passadinha, mesmo que rápida, pela antiga biblioteca.

– Se ela visse a nova biblioteca, iria adorar. Ficou lindo. Nos nove anos que ela passou na escola, ela foi muito feliz.

Continua depois da publicidade