Após mobilizar toda comunidade de Balneário Camboriú por doadores de sangue, o bebê Igor que nasceu com incompatibilidade sanguínea deve ter alta neste sábado, depois de 10 dias internado no Hospital Ruth Cardoso. A informação foi repassada pela instituição.
Continua depois da publicidade
Conforme a diretora de enfermagem do Ruth Cardoso, Dalni Leontina Pereira, a criança precisou fazer duas transfusões de sangue em função da doença. Mais de 100 doadores compareceram ao Hemocentro de Blumenau para doar ao recém-nascido.
– Deu tudo certo com as transfusões e ele deve ter alta amanhã de manhã. Os hospital e a família agradecem a todos que doaram – ressalta.
Entenda o caso
Continua depois da publicidade
O bebê Igor nasceu no dia 22 de maio com incompatibilidade sanguínea ou doença hemolítica e poucas horas depois teve que ser internado na UTI neonatal do Hospital Ruth Cardoso. A doença, considerada rara, ocorre quando há diferença entre o sangue materno e o do bebê. No caso de Igor, a mãe tem sangue negativo e ele herdou o positivo do pai.
Nessa situação pode haver uma mistura do sangue da mãe com o do feto, produzindo anticorpos que podem causar anemia, além de riscos sérios de sequelas, complicações graves e até a morte se a doença não for monitorada.
Quando detectada a incompatibilidade é necessário que o recém nascido passe por transfusões nos primeiros dias de vida, quando os anticorpos da mãe ainda circulam pelo sangue. Igor passou por duas transfusões para se recuperar.
Continua depois da publicidade