O bebê Henrique dos Santos Delfino ganhou um presente no aniversário de um ano que é difícil de mensurar: foi a data em que passou pelo transplante de coração que a família esperava há mais de seis meses. A cirurgia e o aniversário do menino de Joinville foram na quarta-feira, 30 de maio, no Hospital Santo Antônio, em Porto Alegre (RS).
Continua depois da publicidade
Henrique apresentou sintomas de uma gripe forte aos cinco meses de idade e recebeu o diagnóstico de bronquiolite, ainda em Joinville. O quadro se agravou e um exame mostrou haver algo errado com o coração: é possível que uma infecção viral tenha causado a dilatação do coração, que cresceu e perdeu a função. O novo diagnóstico foi de miocardiopatia dilatada, o chamado “coração grande”.
Para conseguir o transplante, o bebê dependia de uma soma de fatores: compatibilidade para doação, tamanho adequado (de no máximo três vezes o peso dele), nunca ter sofrido uma parada cardíaca e estar próximo geograficamente — no caso, no máximo até São Paulo. Para isso, os pais começaram uma campanha nas redes sociais para conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos.
Desde o transplante, o menino continua internado no Hospital São Antônio para recuperação e acompanhamento. Os pais, Cristiane e Edson, entregaram a casa que locavam em Joinville e estão vivendo em Porto Alegre desde a internação para ficar perto de Henrique, junto com a irmãzinha, Heloísa, de cinco anos.
Continua depois da publicidade