Um barco com 150 emigrantes a bordo naufragou a cerca de 100 milhas da ilha Christmas, na Austrália, informou a autoridade australiana de segurança marítima (AMSA). A embarcação, segundo as primeiras informações, transportava 150 pessoas.
Continua depois da publicidade
Sobreviventes foram resgatados por uma embarcação mercante e não há detalhes sobre o número de vítimas. A maior parte das pessoas que estavam no barco são mulheres e crianças, disseram autoridades australianas.
Na quinta-feira passada, um barco que transportava mais de 200 emigrantes, a maioria afegãos, naufragou 120 milhas ao norte da Ilha Christmas, situada no meio do Oceano Índico, a 2.600 km da costa noroeste da Austrália e a 300 km da Indonésia.
Os grupos de resgate encontraram 110 sobreviventes e 17 corpos. Os demais emigrantes seguem desaparecidos no mar.
Continua depois da publicidade
Os emigrantes – geralmente curdos, afegãos, iranianos e iraquianos – saem da Indonésia a bordo de barcos sobrecarregados e em mau estado para tentar chegar a Austrália.
Em dezembro de 2010, uma embarcação com emigrantes do Irã e Iraque bateu contra rochas e matou 50 pessoas na costa da Ilha Christmas.
Desde janeiro, as autoridades australianas interceptaram mais de 60 barcos, que transportavam um total de 4.484 emigrantes, um recorde para um período de seis meses.
Continua depois da publicidade