Depois de 21 anos transportando veículos e pessoas de uma ponta a outra do Rio Itajaí-açu, em Blumenau, foi a vez dela ir de carona. Levada no reboque de uma carreta da Itanorte Logística, a balsa Gerhardt Starke, mais conhecida como Balsa do Passo Manso, parou _ literalmente _ o trânsito da Rua Arnold Hemmer, no bairro Badenfurt, na manhã deste sábado.
Continua depois da publicidade
A retirada da embarcação começou às 7h30min nas margens do Itajaí-Açu, passou pela Rua Bahia e, por volta das 15h, ‘atracou’ na usina da Celesc, no bairro do Salto. Apesar do céu nublado e da ameaça de chuva, moradores acompanharam de perto a retirada da balsa que, segundo o secretário de Planejamento, Alexandre Gevaerd, será reformada:
– A ideia é restaurar toda a estrutura e um dia colocar a embarcação de volta na água, não para travessias diárias, mas para passeios turísticos.
De acordo com o diretor de transportes do Seterb, Lairto Leite, não houve nenhum incidente durante o processo de retirada da balsa:
– Sabíamos que o fluxo de veículos ia ficar mais lento e foi isso que ocorreu. Graças a Deus deu tudo certo _ avalia.
Continua depois da publicidade
História
Servindo à população desde 1993, a Balsa do Passo Manso fazia cerca de 200 viagens por dia, levava dois veículos e 20 pessoas por vez. A embarcação que atravessava o rio Itajaí-Açu do Badenfurt ao Passo Manso perdeu serventia depois que a Ponte do Badenfurt foi inaugurada.
>>> O fotógrafo Gilmar de Souza filmou a balsa sendo levada à usina da Celesc na manhã deste sábado. Confira: