Desde sábado, mães e filhotes de baleia-franca estão sendo vistos diariamente em diferentes pontos de Imbituba, no Litoral Sul do Estado. Nesta terça-feira, quatro animais foram vistos entre Ilha Sant’Ana de Fora e Vila Nova pela manhã, e duas estavam ao lado da Ilha Sant’Ana de Dentro, durante a tarde.
Continua depois da publicidade
A guia de turismo na região, Manuela Spezia, comemora a chegada dos animais a Imbituba:
– Eles estavam mais concentrados em Laguna neste inverno, mas estão vindo aos poucos.
Nas observações que fez na manhã desta terça-feira, Spezia afirma que as baleias se aproximaram de duas redes de pesca e que ficou monitorando a situação, já que não conseguiu contato com a Polícia Militar Ambiental (BPMA).
Continua depois da publicidade
– Quem notar essa proximidade deve comunicar a BPMA (no caso de Imbituba, ligar para a unidade de Laguna). – pede a guia.
Durante o fim de semana, baleias foram avistadas na Praia da Vila, praia Guaiúba, praia Itapirubá Norte e praia do Gí, esta em Laguna.
Turismo por terra é opção para vê-las de perto
Mesmo com o turismo embarcado proibido, existem passeios de observação feitos por terra, realizados por guias da Associação de Guias de Turismo da APA da Baleia Franca (AGTA). Segundo Spezia, a franca é a única baleia que se aproxima o bastante da praia para permitir uma boa observação da praia.
Continua depois da publicidade
:: Veja dicas para observar as baleias no site do Projeto Baleia Franca
Os passeios são oferecidos durante a temporada dos mamíferos no litoral catarinense, de julho até início de novembro, e são planejados de acordo com as preferências dos turistas.
– Direcionamos a intensidade à idade ou limitações físicas dos participantes. Podemos ir no próprio carro do turista, ou alugar vans. Há trilhas íngremes que podem ser feitas se o pessoal gostar de aventura também.
Outras informações e reservas de passeios podem ser feitos com guias credenciados.