Após cerca de quatro horas de resgate, funcionários da Prefeitura de São Francisco do Sul, bombeiros militares e pesquisadores da Univille conseguiram retirar a baleia cachalote da Praia Grande no fim da tarde desta segunda-feira.
Continua depois da publicidade
A fêmea adulta que mede cerca de 14 metros e pesa aproximadamente 20 toneladas foi retirada da orla da praia por uma retroescavadeira, que a arrastou até a estrada e, em seguida, a colocou sobre um caminhão.
A baleia será levada para a unidade da Univille em São Francisco do Sul. Segundo a bióloga e coordenadora do Projeto Toninhas, Marta Jussara Cremer, o mamífero passará por necropsia ainda na noite desta segunda. Além dos pesquisadores do projeto, a veterinária da Associação R3 Animal, Cristiane Kolesnikovas, também vai auxiliar no exame.
A baleia foi encontrada por volta das 9h15 por um casal de moradores que caminhava na praia. O casal acionou a Univille, que encaminhou biólogos ao local. Ao chegarem na praia, eles constataram que o mamífero já estava morto. A Prefeitura, então, foi acionada para ceder máquinas e ajudar na retirada do animal do mar.
Continua depois da publicidade
Marta explica que a espécie é oceânica e vive a cerca de 200 km da costa em profundidade de mil a dois mil metros. A especialista acredita que a baleia tenha perdido o senso de direção por estar doente, vindo parar na orla da Praia Grande.
Esta não é a primeira vez, nos últimos meses, que baleias são encontradas nas praias do Litoral Norte. Em setembro do ano passado, um mamífero apareceu morto em Balneário Barra do Sul. Em outubro, outra baleia foi encontrada morta na Praia de Itajuba, em Barra Velha. Ela passou por necropsia, mas o exame não detectou a causa da morte.
Confira uma galeria de fotos da operação de remoção do animal: