A baleia da espécie cachalote que foi encontrada na manhã de segunda-feira encalhada na Praia Grande em São Francisco do Sul, litoral Norte, vai ser enterrada no terreno onde fica a unidade da Univille, no bairro de Iperoba, na tarde desta terça-feira.

Continua depois da publicidade

Segundo a bióloga e coordenadora do Projeto Toninhas da Univille, Marta Jussara Cremer, a necropsia feita ao longo desta madrugada não foi suficiente para apontar a causa da morte do mamífero. Ela explica que, pela análise macroscópica (observação do aspecto visual dos órgãos) os pesquisadores não conseguiram descobrir se a baleia estava doente.

– Vamos encaminhar uma parte das amostras coletadas para a USP para que possam analisar e ver se conseguem identificar alguma doença -, disse Marta.

Durante o exame, foram coletadas amostras de todos os órgãos e também de fluídos do mamífero, para que os pesquisadores possam estudar e conhecer melhor a espécie.

Continua depois da publicidade

A decisão de enterrar o animal no terreno da Univille é para que os pesquisadores possam estudar o esqueleto da cachalote no futuro. A previsão é para que a baleia se decomponha totalmente daqui a dois anos.

De acordo com a bióloga, tudo indica que o mamífero tenha morrido na orla da praia.

– Ela estava muito fresca, os órgãos estavam em bom estado -, disse.

Também não foi possível identificar quantos anos tinha a baleia.

– A idade é descoberta por meio da análise de um dente cortado -, esclarece a pesquisadora.

A baleia foi encontrada por volta das 9h15 por um casal de moradores que caminhava na praia. O casal acionou a Univille, que encaminhou biólogos ao local. Ao chegarem na praia, eles constataram que o mamífero já estava morto. A Prefeitura, então, foi acionada para ceder máquinas e ajudar na retirada do animal do mar.

Marta explica que a espécie é oceânica e vive a cerca de 200 km da costa em profundidade de mil a dois mil metros. A bióloga acredita que a baleia tenha perdido o senso de direção por estar doente, vindo parar na orla da Praia Grande.

Continua depois da publicidade

Esta não é a primeira vez, nos últimos meses, que baleias são encontradas nas praias do Litoral Norte. Em setembro do ano passado, um mamífero apareceu morto em Balneário Barra do Sul. Em outubro, outra baleia foi encontrada morta na Praia de Itajuba, em Barra Velha. Ela passou por necropsia, mas o exame não detectou a causa da morte.

Confira uma galeria de fotos da operação de remoção da baleia: